Conheça chá docinho usado na medicina tradicional para a digestão

O chá de alcaçuz é preparado a partir da raiz da planta e se destaca pelo sabor naturalmente doce e propriedades medicinais. Utilizado há séculos na medicina tradicional, ele auxilia na digestão, imunidade e regulação do estresse.

A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, explica que o alcaçuz é um adaptógeno, ou seja, ajuda o metabolismo a se ajustar conforme a necessidade do organismo. “Quem está mais estressado, fica mais tranquilo; quem tem o cortisol baixo, consegue aumentar um pouco. O alcaçuz tem essa característica”, afirma.

A infusão também possui ação anti-inflamatória, contribui para o equilíbrio do sistema nervoso central e protege o cérebro. “Os compostos antioxidantes do alcaçuz reduzem o estresse oxidativo cerebral, fortalecendo a memória e a concentração”, explica Carla.

O chá também é uma opção favorável para quem tem ansiedade, uma vez que os compostos da planta ajudam a modular neurotransmissores como serotonina e dopamina. “Ele não substitui medicamentos, mas pode ser um aliado nesse processo”, ressalta.

A nutricionista Maria Eduarda Zytkuewisz Camargo, de Florianópolis, destaca que o chá também ajuda no alívio de desconfortos estomacais, no tratamento de úlceras e em sintomas de doenças hepáticas, como a hepatite C. Além disso, pode reduzir irritações na pele, como dermatites, e aliviar tosse e dor de garganta.


Benefícios do chá de alcaçuz

  • O chá de alcaçuz ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, modulando neurotransmissores como serotonina e dopamina.
  • Possui ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico.
  • Contribui para a saúde digestiva, aliviando dores no estômago e auxiliando no tratamento de úlceras.
  • Protege o cérebro contra o estresse oxidativo, favorecendo a memória e a concentração.
  • Alivia a tosse e a dor de garganta.
  • Auxilia no tratamento de problemas de pele, como dermatites e irritações.

Como preparar o chá de alcaçuz?

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz seca de alcaçuz (2 a 3 gramas);
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:
Para obter seus benefícios, é essencial prepará-lo corretamente. Carla recomenda evitar ferver a raiz diretamente. “Ferva 250 ml de água, adicione uma colher de chá de raiz seca de alcaçuz, tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Depois coe e consuma”, orienta.

O chá pode ser ingerido quente ou frio, conforme a preferência. A quantidade segura para a maioria das pessoas saudáveis é de 200 a 250 ml por vez.

Xícara de chá de alcaçuz e pedaços de raiz - Glycyrrhiza glabra. Metrópoles
O alcaçuz é uma planta medicinal que tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, servindo para tratar alguns problemas de saúde

Quem deve evitar o consumo?

Apesar dos benefícios, algumas pessoas devem evitar o chá de alcaçuz. Segundo Maria Eduarda, ele pode alterar a pressão arterial e não é indicado para hipertensos. “Pessoas com insuficiência renal também devem ter cuidado, pois pode afetar o equilíbrio eletrolítico”, alerta.

Diabéticos também precisam de atenção, pois a infusão pode interferir na glicemia. “Quem tem hipocalemia (baixa de potássio no sangue) pode sofrer uma desregulação maior com o alcaçuz. Gestantes e lactantes também devem evitar qualquer tipo de chá devido às possíveis alterações hormonais”, completa.

O consumo também não é recomendado para pessoas com problemas de coagulação ou que utilizam medicamentos como diuréticos, corticoides, anticoagulantes e alguns antidepressivos. “Pode interferir na ação de remédios para hipertensão, trombose e transtornos de humor”, explica Maria Eduarda.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Whindersson recebe alta após se internar em clínica psiquiátrica

O influenciador e comediante Whindersson Nunes, 30, recebeu alta após se internar em uma clínica psiquiátrica no final de fevereiro deste ano. Ele publicou uma selfie...

Zagueiro do Arsenal assiste final do Paulistão em organizada do Corinthians

O zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal e Seleção Brasileira, compareceu à Neo Química Arena para acompanhar a decisão entre Corinthians e Palmeiras pela final...

Flamengo domina seleção do Campeonato Carioca 2025; veja premiação

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou nesta quinta-feira (27) a seleção do Campeonato Carioca 2025. O anúncio foi feito em...