Consignado CLT: trabalhadores relatam falhas para simular empréstimos

Liberado nesta sexta-feira (21/3), o sistema para simulações do crédito consignado para quem é CLT tem apresentado falhas e instabilidade. O empréstimo é destinado a trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados de microempreendedor individual (MEI).

Nas redes sociais, usuários têm relatado problema no sistema da Carteira Digital e também erros, como “vínculo trabalhista não elegível”

Veja a falha identificada:

4 imagens

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Luiz Marinho é o titular do MTE no terceito mandato do presidente Lula (PT)
Marinho faz parte do 1º escalão do presidente Lula (PT)
1 de 4

Reprodução/Redes sociais

2 de 4

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

3 de 4

Luiz Marinho é o titular do MTE no terceito mandato do presidente Lula (PT)

Vinícius Schmidt/Metrópoles

4 de 4

Marinho faz parte do 1º escalão do presidente Lula (PT)

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Procurado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirmou que foram feitas mais de 10 milhões de simulações. “Ou seja, muita gente no sistema e conseguindo simular e também fechar contratos”, afirmou a pasta.


Crédito consignado CLT

  • Têm direito: trabalhadores com carteira assinada, inclusive rurais e domésticos, além de assalariados de MEIs.
  • O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) disponibilizará a opção de solicitar o crédito.
  • Ao requerer um empréstimo, o trabalhador terá que autorizar o acesso a dados pessoais (nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa), seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Depois dessa etapa, o trabalhador recebe as ofertas das instituições financeiras em até 24 horas. Com as propostas em mãos, a pessoa pode escolher a melhor opção e firmar a contratação do crédito diretamente no canal eletrônico do banco.
  • As parcelas serão descontadas mês a mês na folha do trabalhador, o que reduz a chance de inadimplência. O desconto ocorre por meio do eSocial, limitando-se à margem de 35% do salário.
  • A partir de 25 de abril, também será possível fazer contratações pelos canais eletrônicos dos bancos.

Balanço do consignado privado

Até as 13h45 desta sexta, segundo dados informados pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), foram simulados 10.455.920 pedidos de empréstimos. Porém, solicitações mesmo de propostas foram 1.122.780, e 1.244 contratos foram fechados, através do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital, que têm 68 milhões de trabalhadores cadastradas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que 19 milhões de celetistas devem optar pela consignação dos salários no período de quatro anos — um total de mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, espera-se que mais de 80 bancos, que já operam o consignado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), integrem a rede para ofertar o consignado para trabalhadores da iniciativa privada.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que as instituições financeiras devem disputar entre si para “conquistar” os trabalhadores que buscarem um empréstimo consignado.



Fonte: Metrópoles

Globo promove ações para fortalecer audiência em São Paulo

São visíveis os esforços da direção da TV Globo para aquecer os seus índices de audiência na Grande São Paulo, considerado o maior mercado...

Estagiário é agredido por diretor do Poder360 e registra BO; jornal nega tudo

Os grupos de jornalistas no WhatsApp foram tomados por um único assunto na noite desta quinta (8/5). O portal LeoDias apurou, com múltiplas fontes,...

Namorado vai, mas o anel fica: Duda Guerra faz publi com aliança após término

Após o portal LeoDias anunciar com exclusividade o término entre Duda Guerra e Benício Huck, a influenciadora e nora de Angélica e Luciano Huck...