Democracia é “princípio básico” e “inegociável”, diz Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), descreveu a democracia como um “princípio básico” e “inegociável” ao comentar os 40 anos da redemocratização no Brasil, celebrados neste sábado (15).

Relembrando o dia 15 de março de 1985, quando José Sarney tomou posse como vice-presidente para ser, ainda interino, o primeiro presidente civil depois de 21 anos de ditadura militar, Hugo falou sobre sua própria responsabilidade enquanto parlamentar.

“Nasci depois desse marco. Carrego a responsabilidade de representar uma geração que tem a democracia como um princípio básico”, escreveu em sua conta no X.

“Podemos celebrar, mas nunca esquecer: a democracia é um bem inegociável. Seguirei usando a carta magna como uma bússola na defesa do Brasil e dos brasileiros”, completou.

Durante a ditadura, o Congresso Nacional foi fechado três vezes. Na Câmara, 173 deputados tiveram seus mandatos cassados pelo regime militar.

A eleição de Tancredo Neves, que não chegou a assumir o cargo devido a progressão da doença que resultou em sua morte, e José Sarney em 1985 consagrou, então, o início do processo que culminaria no período democrático mais duradouro da história republicana brasileira. De lá para cá, o país não vivenciou em mais nenhuma ocasião um estado de exceção.

Veja os períodos de estado de exceção no Brasil desde a Proclamação da República, em 1889:

*Com informações da Agência Câmara

Este conteúdo foi originalmente publicado em Democracia é “princípio básico” e “inegociável”, diz Hugo Motta no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Relatório PNUD 2025 apresenta impactos da IA no desenvolvimento humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lança, na madrugada desta terça-feira (6), o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2025. O evento...

Brasileirão: Com Bragantino favorito, veja chances de título após 7ª rodada

A sétima rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim na noite desta segunda-feira (5). O Red Bull Bragantino recebeu o Mirassol e venceu por...

O Grande Debate: fala de Jerônimo contra bolsonaristas afeta esquerda?

O comentarista Caio Coppolla e o advogado e professor de direito constitucional Alessandro Soares discutiram, nesta segunda-feira (5), em O Grande Debate (de segunda...