Dengue: entenda os cuidados que pais devem ter com saúde das crianças

O Brasil já acumula um total de mais de 49 mil casos suspeitos de dengue entre crianças e adolescentes de até 14 anos. O dado do Ministério da Saúde acende um alerta importante para a vacinação, principal forma de prevenção contra a doença.

Desde 2024, o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS), tem disponíveis doses gratuitas para crianças de 10 a 14 anos. A baixa procura pela vacina, no entanto, fez com que alguns municípios ampliassem essa faixa etária. A medida foi uma forma de evitar a perda de imunizantes com data de vencimento próxima.

Para a pediatra e professora de Medicina da Universidade Positivo (UP), Gislayne Souza Nieto, é indispensável que os pais vacinem todas as crianças que estejam dentro do público-alvo para o imunizante. A dengue é uma doença grave que pode ser ainda pior nos pequenos, já que o organismo deles ainda não tem todos os recursos para se defender.

“Aos pais que podem pagar, é importante vacinar mesmo no particular as crianças abaixo dos 10 anos e acima dos 14, que não estão contempladas pelo PNI neste momento”, alerta a pediatra.

Proteger as crianças da dengue

Embora a vacina seja a medida de prevenção mais eficaz contra a dengue, o uso de repelentes e aparelhos de tomada podem ajudar a impedir a presença do mosquito e prevenir a infecção. Esses produtos ajudam a evitar não só a dengue, mas todas as arboviroses, como zika, chikungunya e febre oropouche, comuns nessa época do ano.

De acordo com Gislayne Souza, a partir dos três meses de idade, os pais já podem utilizar repelentes nos bebês, principalmente nas cidades e regiões com maior prevalência da dengue. Entretanto, esteja atento qual o produto mais adequado para cada faixa etária.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Presidente do Corinthians garante permanência de Dorival Jr. para 2026

Dorival Júnior seguirá no Corinthians em 2026. Quem garantiu a permanência do treinador foi Osmar Stabile, que concedeu entrevista durante o evento de lançamento...

Não existe organização criminosa sem vínculo com Estado, diz especialista

Em entrevista ao WW, o analista criminal Guaracy Mingardi, integrante do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), fez uma análise crítica sobre o Projeto...

PL faz evento com Michelle como “voz” de Bolsonaro aos 100 dias de prisão

Na noite desta terça-feira (11), quando Jair Bolsonaro completa 100 dias em prisão domiciliar, o PL (Partido Liberal) promoveu um evento em Brasília que...