Deputada aciona PGR para pedir prisão de Bolsonaro por ato no Rio

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) entrou com representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por declarações dadas por ele em ato, neste domingo (16), no Rio de Janeiro.

Segundo a parlamentar, em suas falas, Bolsonaro usou tom conspiratório e incentivou dúvidas sobre a idoneidade do processo eleitoral.

“A permanência desse discurso falso e inflamado representa um risco à ordem democrática, pois alimenta a insatisfação de grupos extremistas que, no passado, já praticaram atos violentos contra as instituições democráticas”, escreveu a deputada.

Salabert argumenta que a manutenção do ex-presidente em liberdade representa uma grave ameaça à garantia da lei e da ordem, especialmente por ele “persistir na disseminação de dúvidas infundadas sobre as eleições de 2022”.

“Esse comportamento, além de potencializar atos violentos por parte de seus apoiadores, enfraquece as instituições e incentiva a instabilidade política”.

A deputada pede ainda que a PGR proíba Bolsonaro de usar redes sociais e de participar de eventos públicos que possam servir de plataforma para “novas incitações antidemocráticas”.

A CNN tenta contato com a defesa de Bolsonaro.

Ato em Copacabana

A manifestação deste domingo foi idealizada pelo pastor Silas Malafaia e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo governadores, senadores e deputados federais. A concentração ocorreu na orla de Copacabana.

O ato ocorreu em meio à expectativa pelo julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá deliberar nos dias 25 e 26 de março se acata ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado tramada após as eleições de 2022.

Bolsonaro é um dos 34 denunciados por estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputada aciona PGR para pedir prisão de Bolsonaro por ato no Rio no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Gladson comemora sucesso de público e crê no maior volume de negócios em 50 anos de Expoacre

O governador do Acre, Gladson Camelí, reuniu a imprensa local, neste domingo, 3, para uma coletiva marcada por balanços e agradecimentos referentes à 50ª...

Estátua de chocolate do Mapinguari é quebrada e chocolate distribuído ao público no encerramento da Expoacre

O último dia da Expoacre foi marcado por um momento simbólico e bastante aguardado pelos visitantes, a quebra da estátua de chocolate do Mapinguari,...

Vídeo: PM acaba briga com spray de pimenta e golpes de cassetete, em Feijó

Vários cidadãos de Feijó (AC) questionam a ação de policiais militares, acusados por truculência durante uma briga em um dos quiosques da praia, neste...