Descubra quais são os 3 melhores chás para melhorar a digestão

Fatores como a ingestão de alimentos gordurosos e ultraprocessados ou irritação causada pelo uso de medicamentos estão entre os principais causadores de problemas digestivos. Entre os responsáveis mais comuns pelo desconforto, também estão o refluxo, gastrite, diarreia, constipação e, em casos mais graves, a síndrome do intestino irritável (SII).

Em casos leves, algumas medidas caseiras podem ajudar a melhorar a digestão. Entre elas, está o uso de chás medicinais. “Mas eles não substituem nenhum tratamento para diabetes, hipertensão ou para outras condições em que medicamentos forem receitados”, alerta o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Albert Einstein, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Conheça os 3 melhores chás para melhorar a digestão

Chá de erva-doce

Os compostos bioativos presentes na bebida, como o anetol, relaxam a musculatura do trato digestivo e reduzem a fermentação intestinal. Por isso, o chá possui ação digestiva poderosa.

A nutricionista Laura de Souza Silva, da Clínica Nutrindo o Conhecimento, em Brasília, explica que as propriedades anti-inflamatórias e calmantes presentes no chá ainda auxiliam na diminuição de outro problema intestinal. “O chá de erva-doce ajuda bastante na sensação de empachamento e gases”, diz.

Para prepará-lo, utilize de uma a duas colheres de sementes de erva-doce e 250 ml de água. Em seguida, ferva as sementes na água por cerca de 5 minutos e, por fim, coe e beba.

Refluxo, gastrite, diarréia e constipação são problemas digestivos comuns

Chá de camomila 

O chá de camomila contém propriedades anti-inflamatórias que possuem ação digestiva. Ao consumir a bebida, a musculatura do trato gastrointestinal fica mais relaxada, contribuindo para um melhor funcionamento do intestino.

Para potencializar ainda mais os efeitos contra a má digestão, o chá deve ser ingerido após as refeições. Para preparar a bebida, deve-se utilizar uma colher de chá de flores secas de camomila e 250 ml de água fervente. Misture as folhas com água quente e tampe. Em seguida, deixe repousar por cinco minutos e coe antes de beber.

Chá de gengibre

As propriedades anti-inflamatórias e digestivas do chá de gengibre auxiliam nos problemas digestivos ao acelerar o esvaziamento do estômago, aliviando gases e inchaços e reduzindo a sensação de mal-estar após as refeições.

“As propriedades antimicrobianas e antioxidantes também colaboram para o aumento da imunidade”, acrescenta o médico nutrólogo Wandyk Alisson, da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú.

Para preparar a bebida, utilize de duas a três fatias de gengibre e 180 ml de água. Ferva a água e misture com o gengibre por cerca de oito a dez minutos. Desligue o fogo e tampe. Quando estiver morno, coe e beba.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Hugo Motta acomoda interesses estaduais ao tentar ampliar vagas na Câmara

O presidente da Câmara, Hugo Motta, assumiu para si a responsabilidade de articular uma saída para o aumento do número de parlamentares no Legislativo. O...

Presidente do Santos é vaiado em abertura dos jogos da própria faculdade

Marcelo Teixeira, presidente do Santos, está sem moral. Tanto que, na abertura dos jogos da própria universidade, foi vaiado pelos presentes. Presidente do Conselho de...

Madonna volta a comparecer ao Met Gala após 7 anos

A cantora Madonna, 66, compareceu nesta segunda-feira (5) ao Met Gala 2025, que acontece no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, nos Estados...