Ícone do site O SERINGAL

Dia do consumidor: veja itens com maior descontos e dicas para se proteger

dia-do-consumidor:-veja-itens-com-maior-descontos-e-dicas-para-se-proteger

Dia do consumidor: veja itens com maior descontos e dicas para se proteger

O Dia do Consumidor, celebrado neste sábado (15), deve levar diversos brasileiros às compras, enquanto as lojas aproveitam a data para impulsionar as vendas com promoções.

Além de buscar pelos melhores preços, consumidores devem ficar atentos a possíveis golpes e outros perigos durante o período.

Com o intuito de ajudar os consumidores, a CNN preparou um guia prático com os produtos que tiveram maior queda no preço e dicas para aproveitar a data com maior segurança.

Produtos em alta com maior desconto

Entre os produtos mais procurados pelos consumidores e com maior desconto, se destacam itens para casa e lazer, segundo levantamento feito pelo Buscapé.

As bicicletas, por exemplo, tiveram a maior alta na busca online, com um crescimento de 119%.

Fritadeira elétrica – popularmente conhecida como AirFryer –, ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar e celulares também estão no radar dos consumidores. 

Já eletrodomésticos registraram reduções de preços consideráveis.

O ar-condicionado apresentou o maior desconto: redução de 35% no preço. Em seguida aparecem fogão (19%), lavadora de roupa (11%) e geladeira (10%).

Na categoria eletroeletrônico, destaque para tablets, com redução de 55% no preço.

Como se proteger na hora das compras

Apesar da data ser um bom momento para os consumidores irem às compras, é necessário cautela antes de qualquer decisão.

Segundo Stefano Ribeiro Ferri, advogado especialista em Direito do Consumidor, existem algumas dicas que podem ajudar a evitar golpes e compras frustradas.

Confira abaixo:

Para garantir maior segurança, também é indicado confirmar se a loja possui CNPJ, endereço e canais de atendimento ativos. Além disso, os consumidores devem conferir a URL do site – segundo o advogado, “fraudes muitas vezes ocorrem em sites que imitam grandes varejistas”.

Como evitar desconto falso?

Para além desse cuidados, o consumidor também deve ficar de olho no que é ofertado pelas lojas, isso porque um dos golpes comuns nesse período é a elevação exagerada dos preços dos produtos e depois a aplicação de um desconto falso.

O que fazer caso algum direito do consumidor não seja garantido?

Ferri também elencou direitos previstos em lei e atitudes que podem ser tomadas pelos consumidores caso eles sejam lesados de alguma forma.

Dicas extras

Tentativas de fraudes bancárias sobem 10,4% em 2024, diz Serasa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia do consumidor: veja itens com maior descontos e dicas para se proteger no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile