Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: veja se você tem valores a receber

Começam nesta sexta-feira (28/3) os primeiros ressarcimentos do antigo Fundo PIS/Pasep de trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988 e que ainda sacaram os valores após a extinção do fundo. Os saques vão até 26 de janeiro de 2026, dependendo da data do pedido (veja abaixo).

A estimativa do Ministério da Fazenda é de que o valor médio por pessoa gire em torno de R$ 2,8 mil, variando conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida na época.

Cerca de 10,4 milhões de brasileiros têm valores esquecidos no antigo Fundo PIS/Pasep.


Entenda

  • Desde 1989, as contas individuais do Fundo do Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) não recebem depósitos referentes à distribuição de cotas resultantes das contribuições PIS/Pasep.
  • A Constituição Federal alterou a destinação dos recursos obtidos com as contribuições PIS/Pasep, que passaram a ser alocados para custear o seguro-desemprego, o abono salarial e o financiamento de programas de desenvolvimento econômico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
  • Em maio de 2020, o Fundo PIS/Pasep foi extinto e o patrimônio do trabalhador incorporado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
  • Não há ligação com o atual programa de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep. O abono salarial 2025 é benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.604, na época).

Confira o calendário de saques divulgado pela Caixa Econômica Federal:

  • Pedidos feitos até 28/2: pagamento em  28/3 (sexta-feira);
  • Pedidos feitos até 31/3: pagamento em 25/4 (sexta-feira);
  • Pedidos feitos até 30/4/2025: pagamento em 26/5 (segunda-feira);
  • Pedidos feitos até 31/5: pagamento em 25/6/2025 (quarta-feira);
  • Pedidos feitos até 30/6/2025 25/07/2025 (sexta-feira);
  • Pedidos feitos até 31/7: pagamento em 25/8 (segunda-feira);
  • Pedidos feitos até 31/8: pagamento em 25/9/2025 (quinta-feira);
  • Pedidos feitos até 30/9: pagamento em 27/10 (segunda-feira);
  • Pedidos feitos até 31/10: pagamento em 25/11 (terça-feira);
  • Pedidos feitos até 30/11: pagamento em 26/12 (sexta-feira); e
  • Pedidos feitos até 31/12/2025: pagamento em 26/1/2026 (segunda-feira).

Como consultar

No início de março, foi lançada a plataforma on-line do Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep, o Repis Cidadão. Essa solução permite consultar os valores residuais das cotas do antigo fundo.

No site http://repiscidadao.fazenda.gov.br, o trabalhador (ou seu beneficiário legal em caso de falecimento) poderá verificar se há ou não valores a serem sacados e como proceder para retirar o dinheiro, inclusive com orientações específicas para herdeiros. Além da nova plataforma, a consulta continua podendo ser feita por meio do aplicativo do FGTS.

Para realizar a consulta, o sistema exigirá conta dos níveis prata ou ouro na plataforma Gov.br.



Fonte: Metrópoles

Web resgata vídeo de suposta briga entre Cauã Reymond e Bruna Marquezine: “Agressivo”

A briga com Bella Campos nos bastidores de “Vale Tudo” escalonou, e o ator Cauã Reymond tem sido exposto por ex-namoradas e passou a...

Lady Gaga brinca com falha técnica no microfone durante show no Coachella

Lady Gaga enfrentou dificuldades técnicas no início da sua apresentação no segundo final de semana do Coachella neste sábado (19/4). Durante a segunda música...

Bella Campos e Taís Araújo curtem jantar de Páscoa em meio a tretas de “Vale Tudo”

Deixando as polêmicas e tretas dos bastidores do remake de “Vale Tudo” de lado, Bella Campos se juntou a Taís Araújo em um jantar...