Entenda por que o papa Francisco está com a voz debilitada

O papa Francisco recebeu alta nesta domingo (23/3). De uma sacada do hospital Gemelli, em Roma, o pontífice fez sua primeira aparição pública após cinco semanas de internação. Com a voz ainda fraca, o líder da Igreja Católica disse: “Obrigado a todos”.

A voz do Santo Padre foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo para respirar enquanto esteve internado. A expectativa, segundo a equipe médica, é que o papa recupere a voz aos poucos, mas não há prazo definido para que isso ocorra.

“Ele está melhorando, e esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais”, informou o chefe da equipe médica, Sergio Alfieri, em coletiva de imprensa nesse sábado (22/3).

 


Internação mais longa do papa

  • O papa Francisco foi internado em 14 de fevereiro.
  • Os médicos suspeitavam que o Santo Padre estivesse com bronquite, mas logo foi confirmado que o quadro se tratava de pneumonia bilateral.
  • Ele passou 38 dias no hospital Gemelli, em Roma.

Os médicos disseram que o Santo Padre estava ansioso para sair. “Ele ficou muito contente. Há uns três ou quatro dias, ele perguntava: ‘Quando vou para casa?’”, relataram os médicos.

O médico Sergio Alfieri esclareceu que, durante a internação, o papa esteve em risco de vida em dois momentos. Apesar do quadro crítico, o líder religioso não precisou ser intubado e permaneceu sempre consciente, orientado e presente.

“O papa foi um paciente exemplar. Ouviu nossas sugestões. Então, concordamos (com a alta) quando achamos que era o momento certo, e o Santo Padre concordou”, pontuaram os médicos.

O pontífice será mantido sob cuidados especiais, não podendo estar em ambientes com muitas pessoas, e ficará em repouso durante dois meses.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Com Vini Jr. e Mbappé, Real Madrid encara Leganés. Veja onde assistir

Após o fim da Data Fifa, os clubes seguem a programação. E, neste sábado (29/3), o Real Madrid enfrenta o Leganés, às 17h. A...

Waack: STF reconhece a força de um símbolo político

A mudança na situação de Débora Rodrigues dos Santos: um símbolo das controvérsias no Supremo Tribunal Federal. No espaço de uma semana, a cabeleireira Débora...

HPV: mulher evita câncer após descobrir lesão em teste de rastreamento

A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é um dos principais fatores de risco para o câncer de colo do útero, mas muitas vezes não...