Erika Hilton receberá título de Cidadã Honorária do Rio em plena Sapucaí

A deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) será agraciada com o título de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro nesta terça-feira (4/3). A cerimônia acontecerá na Marquês de Sapucaí, na dispersão após o desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti. A honraria, concedida por meio de um decreto legislativo proposto pela vereadora Thais Ferreira (PSOL/RJ), é destinada a pessoas que, embora não tenham nascido na cidade, tenham contribuído significativamente para o município em algum momento de suas trajetórias.

O reconhecimento a Erika Hilton destaca sua atuação como parlamentar e mulher trans, reforçando sua luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+. Além de homenageá-la, a comenda simboliza a importância da representatividade nos espaços de poder, servindo como referência e inspiração para a população carioca.

Veja as fotos

Erika Hilton (Reprodução)
Erika HiltonErika Hilton (Reprodução)
Erika Hilton (Reprodução)
Erika HiltonErika Hilton (Reprodução)
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram

Erika Santos Silva, conhecida como Erika Hilton, é política, ativista e modelo, sendo uma figura de destaque no cenário político brasileiro. Defensora dos direitos das pessoas negras e LGBTQIAPN+, tornou-se a primeira mulher trans eleita deputada federal por São Paulo, o estado mais populoso do país. Com mais de 250 mil votos, sua candidatura foi uma das dez mais votadas da cidade.

Em nota ao portal LeoDias, a deputada se pronunciou sobre a honra: “Me sinto profundamente honrada. O Rio é maravilhoso, e receber esse título, na Sapucaí, no dia em que desfilo com a Paraíso do Tuiuti celebrando as existências trans é uma realização. Nós existimos, nós resistimos, e seguiremos entregando excelência, na política, na arte e na Avenida”.

A vereadora Thais Ferreira também falou sobre a honra: “Entregar o título de cidadã honorária do Rio para Erika Hilton, uma mulher negra, travesti e deputada federal, em plena Sapucaí, no desfile da Paraíso do Tuiuti, que exalta Xica Manicongo, é um ato de reparação e afirmação da nossa história. Erika é símbolo de resistência e transformação, e hoje o Rio reconhece sua luta viva e a memória de Xica Manicongo, no maior palco da cultura popular brasileira: o Carnaval.”



Fonte: Portal LEODIAS

Deputado quer nome do papa Francisco no Memorial da América Latina

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que propõe a alteração do...

“The Last of Us”: web reage ao terceiro episódio da segunda temporada; veja

O terceiro episódio da segunda temporada de “The Last of Us” foi ao ar na HBO e Max na noite de domingo (28) e...

Clara Moneke: conheça a trajetória da protagonista de “Dona de Mim”

Com papéis de destaque na televisão, Clara Moneke, 26, viverá sua primeira protagonista em “Dona de Mim”, nova novela das 7 da TV Globo....