“Esqueceram o que aconteceu com Napoleão”, diz Putin após fala de Macron

O presidente russo Vladimir Putin, em declaração um dia após o presidente francês, Emmanuel Macron, ter chamado a Rússia de ameaça à Europa e levantado a ideia de colocar outros países europeus sob o guarda-chuva nuclear da França, disse nesta quinta-feira (6) que “algumas pessoas se esqueceram do que aconteceu com Napoleão”.

Putin estava se referindo ao imperador francês que marchou com seu exército pela Rússia e entrou em Moscou em 1812, mas foi forçado a uma retirada desesperada de inverno com perda massiva de vidas.

“Ainda há pessoas que querem voltar aos tempos de Napoleão, esquecendo como tudo terminou”, expressou o líder do Kremlin em comentários televisionados, sem mencionar Macron pelo nome.

Em discurso à nação na quarta-feira (5), Macron afirmou que a Rússia era uma ameaça à Europa, Paris poderia discutir a extensão de seu guarda-chuva nuclear a aliados e que ele realizaria uma reunião de chefes do exército de países europeus dispostos a enviar tropas de manutenção da paz para a Ucrânia após um acordo de paz.

Mais cedo nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, informou que a retórica nuclear do presidente francês representava uma ameaça à Rússia.

O Kremlin também descartou as propostas europeias de enviar forças de paz para a Ucrânia.

Para Moscou, o discurso foi extremamente confrontacional e ficou claro que Macron quer que a guerra na Ucrânia continue, enquanto o ministro das Relações Exteriores do presidente Vladimir Putin pontuou que o discurso representava uma ameaça contra os russos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Esqueceram o que aconteceu com Napoleão”, diz Putin após fala de Macron no site CNN Brasil.

Bitcoin cai, com baixa liquidez na véspera do Natal

O bitcoin operou em queda nesta quarta-feira (24), pressionado por um quadro técnico negativo no curto prazo e por um ambiente de menor liquidez...

Médicos de Bolsonaro: Operar hérnia não é simples, mas há “boa perspectiva”

Os médicos que tratam de Jair Bolsonaro (PL) afirmaram nesta quarta-feira (24) que operar a hérnia do ex-presidente não é simples, mas que há...

Nos EUA, S&P e Dow Jones atingem máximas históricas de fechamento

Os índices S&P 500 e Dow Jones fecharam em suas máximas históricas nesta quarta-feira (24), enquanto o ouro se manteve logo abaixo da marca...