Estudo: ciclo menstrual não afeta habilidades cognitivas das mulheres

Durante algum tempo, especulou-se que as mudanças hormonais do ciclo menstrual poderiam afetar a capacidade cognitiva das mulheres, como a memória, atenção e raciocínio. No entanto, um estudo comandado pelo pesquisador Daisung Jang, da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriu que não há evidências científicas suficientes para confirmar essa afirmação.

A pesquisa foi publicada na revista científica PLOS One na última segunda-feira (17/3). Os estudiosos realizaram uma meta-análise de 102 estudos que avaliaram várias medidas de cognição ao longo do ciclo menstrual humano.

A revisão coletou dados de quase quatro mil mulheres que foram testadas em relação à atenção, criatividade, memória e inteligência durante seus ciclos menstruais. Os pesquisadores excluíram artigos com variáveis que poderiam alterar a capacidade cognitiva.

Imagem colorida e ilustrativa da menstruação - Metrópoles
Em média, ciclo menstrual dura 28 dias, mas pode variar 21 a 35 dias

Embora os mudanças hormonais do ciclo menstrual variem durante o mês, os cientistas não encontraram alterações significativas na cognição feminina. “Essa falta de descobertas é um tanto surpreendente, dadas as inúmeras mudanças fisiológicas documentadas que ocorrem ao longo do ciclo”, afirmam os pesquisadores no artigo.

A evidenciação desses fatos é importante porque ajuda a desconstruir mitos que historicamente foram usados para justificar discriminação contra mulheres pelo simples fato delas menstruarem. Por ser um processo que envolve hormônios, muitas pessoas relacionam qualquer alteração em diferentes âmbitos à menstruação.

Os resultados da pesquisa ainda não descartam totalmente a possibilidade de mudanças no cérebro feminino por causa da menstruação, porém o estudo também sugere que algumas diferenças cognitivas sentidas por mulheres podem estar relacionadas a fatores individuais, como sensibilidade hormonal, e não a um padrão universal.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto



Fonte: Metrópoles

Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios da planta para a saúde

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível que faz parte da tradição alimentar brasileira, principalmente em estados como Minas Gerais e Goiás. Durante muito tempo,...

Uso contínuo de remédios para dormir pode afetar bem-estar de idosos

Cada vez mais comum, a dificuldade para dormir tem levado muitas pessoas que sofrem com distúrbios do sono, como a insônia, a recorrerem a...

Carolina Ferraz posa com Havaianas e revolta seguidores: “Quis lacrar”

Carolina Ferraz revoltou parte dos seguidores ao compartilhar uma foto usando Havaianas nas redes sociais. A reação ocorreu após a marca se envolver em...