Estudo: exercitar o cérebro evita envelhecimento e mantém órgão jovem

Apesar de não ser, o cérebro tem funcionamento parecido com o de um músculo. Caso não seja exercitado, o órgão perderá a força com o tempo. Mesmo que o envelhecimento cognitivo não seja inevitável, pesquisadores alemães afirmam que ele pode ser retardado ao longo da vida.

“Uma descoberta central da nossa análise é que os perfis de habilidades por idade diferem significativamente pelo uso das habilidades. Essa descoberta está intimamente relacionada à pesquisa psicológica e neurocientífica que mostra que o envelhecimento cognitivo não é inevitável, mas depende de fatores de contexto social e cultural, bem como do comportamento e da genética dos indivíduos”, afirma o artigo publicado na revista científica Science Advances em 5 de março.

De acordo com a observação, manter habilidades cognitivas ativas, como leitura, fala e prática de cálculos, evita a atrofiação do órgão, diminuindo as chances do aparecimento de demências.

Imagem de idoso lendo - Metrópoles
Leitura pode fortalecer cérebro e evitar atrofiação do órgão

Para identificar padrões, o estudo analisou e comparou dados de participantes alemães e amostras populacionais de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Como consequência, foi descoberto que até os 40 anos há um pico nas habilidades de leitura e escrita e na capacidade de lidar com números.

No entanto, depois desse período, ocorre uma queda. A perda nas habilidades de leitura e escrita é pequena, mas a habilidade de lidar com números sofre um declínio maior.

O curioso é que esse declínio cognitivo não afeta igualmente todas as pessoas. Indivíduos com altos cargos e maior escolaridade continuam desenvolvendo a mente, enquanto aqueles que têm o uso abaixo da média das habilidades cognitivas correm mais risco de ter perdas cerebrais.

A pesquisa ainda constatou que as mulheres, em média, apresentaram maior perda na habilidade de lidar com números.

Por fim, os estudiosos destacam que a manutenção da cognição é essencial não apenas para o bem-estar individual, mas também para o crescimento econômico dos países.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Mulher suspeita de envolvimento na morte de ex-delegado é presa em SP

A mulher suspeita de envolvimento na morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes foi presa na madrugada desta quinta-feira (18), em São Paulo. Ela teria...

Passa de 65 mil o número de palestinos mortos em Gaza, dizem autoridades

O número de palestinos mortos na Faixa de Gaza subiu para 65.062, com 165.697 feridos, desde o início do conflito entre Israel e o...

França enfrenta nova onda de protestos contra cortes orçamentários

Professores, maquinistas, farmacêuticos e funcionários de hospitais entraram em greve na França, enquanto adolescentes bloquearam escolas de ensino médio nesta quinta-feira (18), como parte...