Estudo relaciona exposição a telas digitais a maior risco de miopia

Passar uma hora a mais por dia em telas digitais está associado a um aumento de 21% na probabilidade de ter miopia, em relação à primeira hora, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores coreanos e publicado na revista médica americana Jama Network Open.

Os autores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de 45 estudos publicados envolvendo 335.524 crianças e adolescentes com idades entre 2 e 19 anos (idade média 9,3 anos).

A prevalência da miopia está aumentando e, de acordo com o estudo, a expectativa é que até 2050 quase metade da população mundial apresentará essa deficiência visual. Os pesquisadores concluíram que o risco “aumentou significativamente com tempo de tela diário de uma a quatro horas, com um incremento mais gradual a partir daí”.

Especificamente, um aumento diário de uma hora no tempo de tela digital foi associado a uma alta de 21% de probabilidade de miopia, e os dados indicam que haveria “um limite de segurança potencial de menos de uma hora de exposição diária”.

Menina sentada estudando escrevendo e estreitando os olhos para enxergar o computador. Metrópoles
A miopia é a principal causa de perda de visão evitável e impacta diretamente o desenvolvimento visual infantil

Abordagem limitada

De acordo com a equipe, esses resultados podem fornecer orientação a médicos e pesquisadores sobre o risco de miopia. Contudo, de acordo com o pesquisador espanhol Sergio Recalde, da Universidade de Navarra, que não participou do estudo, este estabelece uma associação entre a exposição a telas digitais e o risco de desenvolver miopia, mas é “inconclusivo em termos de causalidade”.

Ele avalia que a análise é “cientificamente sólida”, mas limitada em seu foco, pois se concentra apenas na exposição à tela, sem considerar outros fatores importantes, como atividade ao ar livre e exposição à luz solar, comentou Recalde ao Science Media Centre, uma plataforma de recursos científicos para jornalistas.

A relação entre as telas e a miopia, segundo o especialista, “parece real, mas sem incluir a atividade ao ar livre e outros fatores importantes (genéticos, distância das telas, hora do dia, por exemplo), os resultados devem ser interpretados com cautela”, concluiu o pesquisador.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

PE: Greve do Metrô do Recife mantém paralisação total pelo 3º dia

A greve do Metrô do Recife chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira (5), com todas as 37 estações do sistema fechadas e sem previsão...

Oswaldo de Oliveira x Ancelotti: treinador brasileiro fala sobre polêmica

A polêmica entre o treinador Oswaldo de Oliveira e o italiano Carlo Ancelotti rendeu explicações sobre brasileiro sobre a fala em que afirma não...

TCU deve votar regras de megaleilão em Santos no dia 18

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) devem analisar no plenário, em sessão extraordinária marcada para o dia 18 de novembro, o...