EUA não diz se há mecanismos para impedir Rússia de violar cessar-fogo

A Casa Branca se recusou, nesta quarta-feira (12), a dizer se o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem algum mecanismo cumprimento planejado caso a Rússia quebre um cessar-fogo proposto pelos EUA com a Ucrânia.

“Bem, essa é obviamente uma grande questão hipotética que não vou comentar, porque ainda não chegamos lá”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a repórteres.

“O estado atual das coisas é que os ucranianos concordaram com um cessar-fogo, os ucranianos concordaram com o plano de paz que foi colocado na mesa ontem na Arábia Saudita pelo secretário de Estado e nosso conselheiro de segurança nacional, com quem acabei de falar antes de vir para cá”, disse ela.

Leavitt disse que o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz falou com seu colega russo mais cedo hoje, e que o enviado ao Oriente Médio Steve Witkoff está viajando para Moscou esta semana para pedir à Rússia que assine o plano. Ela descreveu o estado das negociações como “na linha do décimo metro da paz” e disse que agora cabe “aos russos concordar com este plano”.

Mas ela se recusou a dizer se o presidente Donald Trump planejava ligar para o presidente russo Vladimir Putin em um esforço para exercer pressão direta para se comprometer com o cessar-fogo.

“Não tenho uma leitura sobre as ligações do presidente, mas como o presidente sempre tem feito, se essa ligação acontecer, ele avisará vocês”, disse Leavitt.

Questionado se planejava falar com Putin esta semana para discutir a proposta de cessar-fogo, Trump disse a repórteres na Casa Branca na terça-feira: “Acho que sim.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA não diz se há mecanismos para impedir Rússia de violar cessar-fogo no site CNN Brasil.

33% dos brasileiros de até 34 anos pensam em abrir seu próprio negócio

Fatores geracionais e econômicos têm apontado novas tendências para o futuro do mercado de trabalho no Brasil, segundo estudo feito pela Hibou Pesquisa e...

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário atual, diz Serasa

Trabalhadores brasileiros têm sentimentos mistos em relação à atual posição de trabalho e seu futuro profissional. Segundo pesquisa do Serasa, 68% das pessoas afirmam...

Escala 6×1: Redução de jornada pode aumentar custos, dizem advogados

A redução da jornada de trabalho defendida pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 tem viabilidade jurídica, mas...