Europa é potência militar que estava adormecida, diz professor

A Europa, frequentemente vista como uma força militar adormecida, está demonstrando sua capacidade de “caminhar com as próprias pernas” no cenário global de defesa, segundo Vinicius Rodrigues Vieira, professor de Relações Internacionais da FAAP e da FGV ao WW Especial.

Vieira enfatiza a robusta indústria de defesa europeia, citando países como Suécia e Alemanha como exportadores significativos de armamentos.

“A França, com toda a sua tecnologia também de combates aéreos, questão do submarino, chegou a ter uma parceria com a Austrália”, exemplifica o professor, ilustrando a competitividade tecnológica europeia no setor militar.

O Reino Unido, mesmo fora da União Europeia, é destacado como um “player que está longe de estar morto”, reforçando a ideia de que a Europa abriga potências militares que, embora tenham estado adormecidas, mantêm capacidades consideráveis.

Desafios Econômicos e Geopolíticos

Além da questão militar, Vieira aborda os desafios econômicos enfrentados pela Europa. Ele aponta que o continente foi “a grande perdedora do pós-2008, pós-crise financeira internacional”, observando uma estagnação econômica nos últimos 17 anos.

Em contraste, destaca o crescimento dos Estados Unidos e da China no mesmo período.

O professor ressalta que, apesar das previsões de declínio, os Estados Unidos “ainda são muito fortes, porque mantiveram sua participação no PIB global”. Quanto à China, Vieira sugere que, embora tenha ganhado espaço econômico, não consegue enfrentar diretamente a Europa, utilizando a Rússia em um “jogo que é perigoso”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Europa é potência militar que estava adormecida, diz professor no site CNN Brasil.

Agentes da GCM começam a fiscalizar veículos na cidade de São Paulo

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital paulista passou a ter autoridade para fiscalizar veículos, entre eles, carros, motos ou caminhões, após um convênio...

StoneCo tem alta de 23% no lucro do 1º tri

Nesta quinta-feira (8), a empresa de meios de pagamento StoneCo anunciou lucro líquido ajustado de R$554 milhões para o primeiro trimestre, alta de 23%...

Papa Leão XIV será convidado para a COP30

O bispo e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, afirmou à CNN que o novo papa, Leão XIV,...