Fã de Fernanda Montenegro, “Vitória” da vida real comemorou elenco do filme

A atriz Fernanda Montenegro, 95, revelou a reação de Joana da Paz, a mulher que existiu na vida real e inspira o filme “Vitória”, ao saber que seria interpretada pela atriz.

Joana era muito fã de Montenegro e tinha o sonho de ser representada por ela.

“O Breno esteve com a Joana na Bahia quando ela tinha 97 anos e a contou que eu iria fazer o papel dela. Ela ficou muito feliz de eu fazer este papel. Sempre aceitei, na minha vida de atriz, personagens não acomodadas — assim como dona Joana. Infelizmente, ela faleceu depois do fim das filmagens, mas resistiu 97 anos”, contou a atriz em material obtido pela CNN.

“Vitória” é baseada em uma história real que aconteceu no Rio de Janeiro nos anos 2000.

Fernanda Montenegro interpreta a protagonista Dona Nina, que vive em uma favela cercada de violência. Certo dia, ela decide documentar os crimes por conta própria, a partir de filmagens registradas em fitas VHS, feitas da janela de sua casa na zona sul do Rio.

A história é baseada no caso real envolvendo Joana da Paz, mulher que foi a responsável por desmascarar uma grande quadrilha de traficantes e policiais corruptos. Em 2005, quando a reportagem sobre o caso foi ao ar, ela foi rebatizada de “Vitória” e acabou sendo obrigada a viver “escondida” até sua morte, em 2023. Ao longo de 17 anos, ela viveu no programa de proteção a testemunhas.

O caso foi acompanhado pelo jornalista Fabio Gusmão, que revelou todos os detalhes em uma matéria jornalística publicada em 2005.

“O que me motivou foi a busca dessa personagem por uma justiça social, humana. É uma história verdadeira. Uma personagem não acomodada”, explicou Montenegro, sobre o que a levou aceitar fazer o filme.

A atriz também comentou sobre a vida “solitária” de sua personagem, e como ela conecta isso ao período da velhice, fazendo relação com o fato da personagem do filme contar majoritariamente com uma câmera para contar o que quer contar.

“A gente vive numa era eletrônica e a personagem sabe, porque ela tem uma televisão, um telefone e tudo que é possível comprar de eletrônico com pouco dinheirinho. Ela é uma mulher que sobreviveu a muito sofrimento e sabe que há uma nova vida que chega e que ela precisa se adaptar. Na velhice, a solidão é inarredável. A vida vai levando você à solidão. Com a idade você vai ouvindo menos, vendo menos, se levanta com menos agilidade e as juntas começam a secar. Isso tudo é uma solidão também. Mas o filme não trata Vitória como uma sofrida, demagógica e melodramática. Pelo contrário, é uma mulher afetuosa e destemida.”

A produção é dirigida por Andrucha Waddington (“Eu, Tu, Eles”), marido da filha da artista, a também atriz Fernanda Torres, 59,  que assumiu a obra após a morte de Breno Silveira.

Assista ao trailer de “Vitória”

Fernanda Montenegro diz que pensa sobre a morte todo dia

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fã de Fernanda Montenegro, “Vitória” da vida real comemorou elenco do filme no site CNN Brasil.

Fora da TV, Cátia Fonseca reflete sobre 2025 e fala de planos para 2026

A apresentadora Cátia Fonseca, 56, decidiu deixar a Band em junho de 2025, onde apresentava o programa Melhor da Tarde, após sete anos na emissora....

Biodiesel: Biopower, da JBS, anuncia investimento de R$ 140 milhões

A Biopower, empresa da JBS Novos Negócios que produz biodiesel, acaba de anunciar um investimento de R$ 140 milhões em modernização e inovação tecnológica...

Perspectivas 2026: Flamengo foi o maior vencedor brasileiro em 2025?

O Flamengo pode ser considerado o maior vencedor do futebol brasileiro em 2025, apesar da derrota para o Paris Saint-Germain na final da Copa...