Galípolo: tarifas de Trump devem gerar choque de oferta “não tradicional”

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira (27) que as tarifas prometidas por Donald Trump nos Estados Unidos devem gerar um choque de oferta “não tradicional”, que se diferencia de episódios recentes como a pandemia de covid-19 e a guerra da Ucrânia.

A fala ocorreu durante a divulgação do Relatório Trimestral de Política Monetária. A diferença, segundo o presidente do BC, é que os episódios recentes tiveram caráter “temporário”.

“A economia global passou por dois choques de oferta, seja a questão da pandemia ou da invasão da Ucrânia, e agora o choque de tarifas pode produzir um choque de oferta, mas diferente dos choques tradicionais, que tende a se imaginar passageiros, estamos tentando entender para onde se desloca a curva de oferta a partir deste”, disse.

Galípolo ainda destacou que se soma à incerteza sobre a natureza do choque, as incertezas relacionadas à intensidade deles, num momento em que ainda não está clara a magnitude da política tarifária de Trump.

“Eu acho que nos Estados Unidos assumiu contornos até mais complexos”, disse o presidente do BC.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo: tarifas de Trump devem gerar choque de oferta “não tradicional” no site CNN Brasil.

Quem é que negocia a paz?, diz Lula sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou os esforços de negociação de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. A fala foi...

Não há instituições capazes de mediar negociações de paz, diz Lula

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não existem instituições capazes de mediar negociações de paz na atual configuração global. No Brics,...

Programa na Alemanha está com inscrições abertas para bolsas de doutorado

Estão abertas as inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha. As vagas são ofertadas por meio do Programa DAAD. São oferecidas duas modalidades: Doutorado Pleno...