Garman: O que está em jogo para o Brasil é menor do que para outros países

O diretor-executivo da Eurasia Group, Christopher Garman, analisou a posição do Brasil frente às tarifas impostas pelos Estados Unidos durante participação no programa WW.

Segundo o especialista, o governo brasileiro enfrenta desafios significativos nas negociações comerciais com a administração Trump.

Garman destacou que o Brasil possui opções limitadas para retaliar: “Infelizmente, não sei se o Brasil tem muitas cartas”.

Ele mencionou a possibilidade de o país adotar medidas semelhantes às utilizadas no caso do algodão, quando o Brasil foi autorizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) a retaliar.

Estratégia do governo brasileiro

O especialista sugere que a estratégia do governo brasileiro não se baseia necessariamente em retaliações diretas. Em vez disso, o foco estaria em negociar exceções para produtos específicos, como o aço produzido no Brasil utilizado como insumo por empresas americanas.

Contudo, Garman alerta para a complexidade do cenário: “Não é só esperar cinco meses para negociar algo do aço, vêm outras medidas contra o Brasil em abril”.

Isso significa que o governo brasileiro terá que lidar não apenas com as tarifas sobre aço e alumínio, mas também responder a novas medidas que podem ser implementadas.

Impacto comparativo

Apesar dos desafios, Garman oferece uma perspectiva comparativa: “Em comparação com o México e o Canadá, o impacto para a economia brasileira é muito menor“. Ele ressalta que apenas 14% das exportações totais do Brasil têm como destino os EUA.

“O que está em jogo para a economia brasileira é menor do que outros países“, concluiu, sugerindo que, embora a situação seja delicada, o Brasil pode estar em uma posição relativamente menos vulnerável do que alguns de seus parceiros comerciais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Garman: O que está em jogo para o Brasil é menor do que para outros países no site CNN Brasil.

TCE diz que não procurou o governo pra bancar passagens e estadia de servidores em torneios esportivos no PR

NOTA OFICIAL Em atenção à matéria veiculada nesta sexta-feira, 5 de setembro, no site de notícias O Seringal, que atribui ao Tribunal de Contas do...

Associação nega que TCE tenha custeado 49 servidores em evento esportivo em Foz do Iguaçu

Em nota,  a Associação dos Servidores do TCE diz que passagens aéreas e demais custos para torneios desportivos ocorrido em Foz do Iguaçu, por...

Guto Miguel é eliminado por búlgaro na semifinal do US Open Junior

Fim do sonho brasileiro no US Open Junior. Nesta sexta-feira (5/9), o tenista brasileiro Guto Miguel e Alexander Vasilev, da Bulgária, se enfrentaram pela...