Gatilhos da traição: psicóloga explica o que pode causar comportamento

Os gatilhos da traição são, na verdade, tudo aquilo que pode contribuir para uma quebra de confiança. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 10 anos houve um aumento de 106% do número de divórcios no país. E grande parte deles ocorreu durante a pandemia. Mas, o que talvez alguns não saibam, são as causas verdadeiras que levam a esse tipo de comportamento.

Sempre que alguém tem essa atitude, tenta se justificar de alguma maneira para compensar todo o resto. Alguns dizem que é falta diálogo, já outros optam em falar sobre o excesso de tempo juntos, mas os gatilhos da traição vão muito além disso.

A psicóloga Thaís Araújo, especialista em relacionamentos amorosos, diz que traição costuma ser utilizada como estopim para disparar uma crise que já existia no relacionamento. Neste caso, o gatilho da traição surge como um grito para que essa crise seja enfrentada e resolvida, seja numa separação ou resolução.

“A traição também pode surgir como uma vingança ou forma de provocar dor ao parceiro, às vezes de forma inconsciente ou muito comum também em relações abusivas”, explica.

“A repetição de comportamento familiar é um dos gatilhos inconscientes. Isto é, o filho viu o pai trair a mãe durante a sua infância inteira e repete sem perceber. Geralmente, ao falar de traição é possível relacionar com dores não resolvidas, abandono ou solidão. A traição representa uma personalidade frágil e debilitada, em que o outro não consegue viver sozinho e busca ter várias pessoas ao mesmo tempo”, completa Thaís.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Seleção: Ancelotti se aposentou como jogador contra o Brasil; relembre

Principal alvo da CBF para assumir o comando da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, tem a amarelinha marcada em sua história. Mesmo tendo defendido a seleção...

Lula está menos ativo na gestão do seu próprio mandato, analisa professor

Em participação no programa WW Especial, o cientista político Rafael Cortez, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), afirmou que o...

Como os cães de Chernobyl sobreviveram por 15 gerações? Estudo explica

Quando o reator da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança na noite do dia 26 de abril de...