Gleisi defende pesquisa de petróleo na Margem Equatorial: “Obrigação”

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu nesta quarta-feira (12) a pesquisa de recursos petrolíferos na Margem Equatorial, localizada no norte do país, como uma “obrigação”.

De acordo com a chefe da pasta, a região petrolífera, que faz fronteira com Guiana, Suriname e outros países da América do Sul, tem potencial “já demonstrado” pelo  trabalho dos países vizinhos no local.

“Nenhum outro presidente tem tanto compromisso com a preservação ambiental como Lula já demonstrou em seus governos. E nenhuma outra empresa de óleo e gás é mais consciente desta questão, na teoria e, na prática, do que a nossa Petrobrás”, escreveu Gleisi em publicação no X (antigo Twitter).

“O potencial de recursos petrolíferos na Margem Equatorial está demonstrado pelos países vizinhos que já trabalham na área. Pesquisar estes recursos é obrigação de um país que busca a segurança energética, ao mesmo tempo em que incentiva a transição”, prosseguiu.

 

A exploração de petróleo na área depende de decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no qual o Ministério do Meio Ambiente possui um assento. Na última segunda-feira (10), durante entrevista, a ministra da pasta, Marina Silva, chegou a mencionar que a escolha será técnica, e não política. 

O Ibama, contudo, pode autorizar a perfuração de poços para avaliar a viabilidade econômica da extração de petróleo na Margem Equatorial, como acontece esta semana. O instituto aprovou o plano da Petrobras para limpeza de sonda da Foz do Amazonas, fazer a perfuração do bloco FZA-M-59.

Em 2023, o governo estimou que seria possível extrair 10 bilhões de barris de petróleo na Foz do Amazonas. No entanto, o Ibama negou autorização para atividades petrolíferas na região.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi defende pesquisa de petróleo na Margem Equatorial: “Obrigação” no site CNN Brasil.

Tremembé: conheça a misteriosa ligação entre Gugu e Roger Abdelmassih

O ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por estuprar 37 mulheres, é um dos criminosos mais notórios do país e tem parte da história dele retratada...

Fórmula 1: confira quem mais causou prejuízos na temporada 2025

Com apenas quatro etapas para o fim da temporada 2025 da Fórmula 1, a disputa pelo título segue aberta entre Max Verstappen, Lando Norris...

Jogador da Premier League foi ameaçado com arma de fogo por empresário

Um caso sério envolvendo um atleta da Premier League veio à tona nesta segunda-feira (3/11). Segundo os portais de notícias do Reino Unido, um...