Gleisi e Hugo planejam se encontrar para discutir prioridades na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve se encontrar com Gleisi Hoffmann (PT-PR) para discutir as prioridades do governo federal na Casa e os pleitos de partidos do centrão.

Hugo e Gleisi têm uma boa relação política, o que é visto como um fator positivo para o fortalecimento da articulação do governo no Congresso. O encontro – que pode acontecer neste domingo (9), mas que dependerá das agendas de ambos – deverá ser uma das primeiras ações da petista em prol da articulação política do Palácio do Planalto.

Gleisi será empossada como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) na segunda-feira (10), às 15h, em cerimônia no Planalto. Ela assumirá oficialmente a função de articuladora do Executivo. No cargo, terá como desafio consolidar a base aliada do presidente Lula no Congresso e contornar insatisfações de siglas do centrão.

No mesmo dia em que foi indicada para o cargo, em 28 de fevereiro, Gleisi buscou líderes partidários e recebeu cumprimentos de Hugo Motta e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os dois presidentes foram avisados diretamente por Lula, por telefone, sobre a escolha de Gleisi. Antes, nomes do Centrão também foram cogitados para a vaga.

Na SRI, Gleisi terá de lidar diretamente com Motta e Alcolumbre. A pasta é responsável por intermediar os interesses do governo com o Legislativo, partidos, entes da federação e organizações da sociedade civil. A secretaria atua diretamente na negociação de pautas prioritárias defendidas pelo Executivo.

A deputada foi escolhida para assumir a vaga de Alexandre Padilha, que deixa a SRI para comandar o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. As trocas na Esplanada fazem parte da reforma ministerial conduzida por Lula. As mudanças eram esperadas desde o ano passado. Antes, Gleisi foi cotada para chefiar a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente liderada por Márcio Macêdo.

Para ocupar a vaga na equipe ministerial, Gleisi antecipou sua saída do comando do PT. Em seu lugar, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido para um mandato “tampão” até julho, quando a sigla se reúne para eleger um novo presidente nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi e Hugo planejam se encontrar para discutir prioridades na Câmara no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Tatá Werneck detona ator após ser exposta: “Você perdeu uma amiga”

Nesta terça-feira (19/8), Paulo Ferreira agradeceu a artista pelo apoio em um momento difícil de sua vida. Na mensagem, o ator diz que vem...

Pugilista mexicano é deportado por envolvimento com cartel de drogas

O ex-pugilista Julio César Chávez Jr., filho da lenda do boxe mexicano Julio César Chávez, voltou a ter problemas com a Justiça. Após passar...

Alcaraz e Raducanu são flagrados em “clima romântico” durante US Open

As estrelas Carlos Alcaraz e Emma Raducanu formaram dupla para a disputa do US Open. No entanto, eles caíram na primeira rodada ao perderem...