Gleisi e Hugo planejam se encontrar para discutir prioridades na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve se encontrar com Gleisi Hoffmann (PT-PR) para discutir as prioridades do governo federal na Casa e os pleitos de partidos do centrão.

Hugo e Gleisi têm uma boa relação política, o que é visto como um fator positivo para o fortalecimento da articulação do governo no Congresso. O encontro – que pode acontecer neste domingo (9), mas que dependerá das agendas de ambos – deverá ser uma das primeiras ações da petista em prol da articulação política do Palácio do Planalto.

Gleisi será empossada como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) na segunda-feira (10), às 15h, em cerimônia no Planalto. Ela assumirá oficialmente a função de articuladora do Executivo. No cargo, terá como desafio consolidar a base aliada do presidente Lula no Congresso e contornar insatisfações de siglas do centrão.

No mesmo dia em que foi indicada para o cargo, em 28 de fevereiro, Gleisi buscou líderes partidários e recebeu cumprimentos de Hugo Motta e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os dois presidentes foram avisados diretamente por Lula, por telefone, sobre a escolha de Gleisi. Antes, nomes do Centrão também foram cogitados para a vaga.

Na SRI, Gleisi terá de lidar diretamente com Motta e Alcolumbre. A pasta é responsável por intermediar os interesses do governo com o Legislativo, partidos, entes da federação e organizações da sociedade civil. A secretaria atua diretamente na negociação de pautas prioritárias defendidas pelo Executivo.

A deputada foi escolhida para assumir a vaga de Alexandre Padilha, que deixa a SRI para comandar o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. As trocas na Esplanada fazem parte da reforma ministerial conduzida por Lula. As mudanças eram esperadas desde o ano passado. Antes, Gleisi foi cotada para chefiar a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente liderada por Márcio Macêdo.

Para ocupar a vaga na equipe ministerial, Gleisi antecipou sua saída do comando do PT. Em seu lugar, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido para um mandato “tampão” até julho, quando a sigla se reúne para eleger um novo presidente nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi e Hugo planejam se encontrar para discutir prioridades na Câmara no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Série D: Metrópoles transmite todos os jogos de volta das oitavas

O Metrópoles transmitirá pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Mundial de Ginástica Rítmica terá disputas individuais nesta quinta

Depois de estrear com um bom desempenho no Mundial de Ginástica nesta quarta-feira (20/8), as ginastas Babi Domingos e Geovanna Santos voltam aos tablados...

Jogador do Distrito Federal projeta jogo decisivo na Conference League

Nesta quinta-feira (21/8), o Raków Czestochowa, da Polônia enfrenta o Arda Kardzhali, da Bulgária pelo primeiro jogo da última etapa das classificatórias da Conference...