Gleisi prevê reuniões com Alcolumbre e relator do Orçamento, diz Randolfe

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, deve ter, nesta quarta-feira (12), reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para falar de possíveis ajustes no Orçamento. Os líderes do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), também devem participar.

De acordo com Randolfe, o encontro deve ser realizado pela manhã. No período da tarde, a ministra tem uma reunião prevista com o relator do Orçamento, senador Angelo Coronel (PSD-BA), e com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Júlio Arcoverde (PP-PI).

“Amanhã, pela manhã, o presidente Davi receberá a ministra Gleisi. Uma reunião que construímos para dialogar sobre a sessão do Congresso e sobre eventuais mensagens modificativas para a lei orçamentária. Amanhã também nós estaremos ajustando para a ministra Gleisi receber, em uma conversa conosco, o presidente Júlio Arcoverde e o relator Angelo Coronel”, afirmou Randolfe em entrevista a jornalistas na Câmara.

No discurso de posse, Gleisi fez apelo pela construção de uma “base estável” para aprovação do Orçamento. O tema é tratado como a maior prioridade do governo para os próximos dias. A peça orçamentária deste ano deveria ter sido aprovada em 2024, mas o imbróglio das emendas parlamentares travou o andamento do projeto.

Mais cedo nesta terça-feira (11), o relator do Orçamento se reuniu com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para falar sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LOA). Uma série de reuniões de negociação devem ser realizadas até a próxima semana, quando o texto deve ser votado.

Cronograma do Orçamento

O cronograma de votação acordado, segundo Randolfe, prevê a leitura do relatório do Orçamento na terça-feira (18), com a votação na comissão no dia seguinte (19) e a análise no plenário do Congresso até o dia 20.

Antes disso, o Executivo prevê enviar, até sexta-feira (14), um ofício com as previsões de cortes para os ajustes na peça orçamentária. Parlamentares estimam ser necessário um ajuste em torno de R$ 20 bilhões. Como a CNN mostrou, o relator ainda negocia como contemplar, na proposta, o programa Pé-de-Meia, uma das principais bandeiras do governo neste ano, e o auxílio-gás.

“Seguirá para cá, para a CMO, um ofício detalhando os valores e procurando encaixar cada um desses programas. O Pé-de-Meia ainda está em discussão qual é a melhor solução, o melhor encaminhamento. Certamente, vai ser encaixado no Orçamento”, disse Randolfe.

Na reunião com Alcolumbre, os detalhes do ofício sobre os cortes devem ser debatidos. Há ainda a possibilidade da realização de uma sessão do Congresso na quinta-feira (13), para adequar regras do processo orçamentário às exigências acordadas com o Supremo Tribunal Federal (STF), para a transparência das emendas.

“Existem termos que foram acertados entre o Supremo Tribunal Federal e os presidentes das Casas do Congresso Nacional que precisam ser ajustados em uma resolução”, ressaltou Randolfe.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi prevê reuniões com Alcolumbre e relator do Orçamento, diz Randolfe no site CNN Brasil.

Fim de 2025 tem três mortos e três desaparecidos no litoral paulista

O GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) divulgou um balanço das ações de resgate durante os dois últimos dias de 2025 no litoral do estado...

Relembre as maiores brigas do BBB 25

Convivência intensa por 24 horas, Sincerão e a pressão do confinamento transformam o Big Brother Brasil em um verdadeiro campo de emoções à flor...

Fechado com o Santos, Gabigol publica mensagem ao Cruzeiro nas redes; veja

Aguardado para realização de exames médicos e assinatura de contrato no Santos, Gabigol prestou homenagem ao Cruzeiro nesta sexta-feira (2) em suas redes sociais. O...