Governo Trump lança novo aplicativo de “autodeportação”

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou um novo aplicativo nesta segunda-feira (10) que permitirá que imigrantes que estiverem ilegalmente nos Estados Unidos a se “autodeportarem” em vez de enfrentar uma possível prisão e detenção.

O aplicativo da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, chamado CBP Home, oferecerá uma opção para alguém sinalizar sua “intenção de partir”, disse a agência.

“O aplicativo CBP Home dá aos estrangeiros a opção de sair agora e se autodeportar, para que eles ainda tenham a oportunidade de retornar legalmente no futuro e viver o sonho americano”, disse a secretária de Segurança Interna Kristi Noem em um comunicado. “Se não o fizerem, nós os encontraremos, os deportaremos e eles nunca retornarão.”

Trump, do Partido Republicano, prometeu deportar um número recorde de migrantes ilegais nos EUA. Os números iniciais de deportação de Trump ficaram aquém da média mensal no ano fiscal de 2024 sob o democrata Joe Biden, embora as deportações de Biden incluíssem muitos cruzadores de fronteira recentes.

O governo Trump tomou outras medidas que podem pressionar imigrantes ilegais nos Estados Unidos a sair.

Uma regulamentação do governo Trump que entrará em vigor em 11 de abril exigiria que pessoas sem status legal se registrassem no governo federal ou enfrentassem multas ou pena de prisão.

O CBP Home substitui um aplicativo conhecido como CBP One que foi lançado sob Biden. O aplicativo da era Biden incluía um recurso que permitia que cerca de um milhão de migrantes no México agendassem uma consulta para solicitar entrada em uma travessia legal de fronteira.

Os republicanos criticaram o programa Biden, dizendo que ele facilitou a migração em massa para os Estados Unidos e não examinou adequadamente os migrantes.

Trump fechou o CBP One horas após assumir o cargo, deixando migrantes com consultas pendentes presos e incertos sobre os próximos passos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Trump lança novo aplicativo de “autodeportação” no site CNN Brasil.

Em busca de soluções inovadoras, Saúde de Rio Branco conhece experiências bem-sucedidas em Ariquemes

Em uma iniciativa voltada à modernização e à eficiência dos serviços públicos de saúde, uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco...

Esquecida pelos parlamentares do Acre, BR-364 não recebeu nenhum centavo de ‘emenda de bancada’, mostra levantamento

Dados do Tesouro Nacional mostram que de 2023 a junho de 2025, a bancada federal do Acre, composta por 11 parlamentares, sendo oito deputados...

Power Couple: vitória de Carol e Radamés rende memes na web

A judoca Carol e o ex-jogador de futebol Radamés foram os grandes campeões da sétima edição do Power Couple Brasil com 54,24% dos votos. Eles desbancaram os finalistas Adriana e Dhomini e Rayanne e Victor. Nas...