Ícone do site O SERINGAL

IBGE: preços da indústria sobem 0,13%, mas desaceleram em janeiro

ibge:-precos-da-industria-sobem-0,13%,-mas-desaceleram-em-janeiro

IBGE: preços da indústria sobem 0,13%, mas desaceleram em janeiro

Os preços da indústria nacional avançaram 0,13% em janeiro, a 12ª alta seguida do indicador. O resultado da inflação do setor mostra uma desaceleração em comparação a dezembro, quando os preços subiram 1,35%.

As informações fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (14/3). Nos últimos 12 meses, o IPP acumula alta de 9,69%. Em janeiro de 2024, o IPP foi de -0,24%.


O que é o IPP


Em janeiro, os preços de 14 das 24 atividades industriais apresentaram aumento de preços.

Segundo o analista do IPP, Alexandre Brandão, a desaceleração do indicador está “vinculada, em grande parte, à variação negativa dos preços de alimentos”. O resultado de janeiro dos preços da indústria foi o menor da sequência de altas.

“Deve-se levar em conta a apreciação do real diante do dólar, na passagem de dezembro para janeiro (1,2%), que tem impacto sobre vários setores, como fumo, madeira, mas também alimentos e metalurgia. Por outro lado, fatores de mercado entram na explicação dos movimentos observados”, explica Brandão.

O setor de alimentos (que teve variação de -0,84% em janeiro), que tem maior peso no cálculo do IPP, registrou variação negativa após uma sequência de nove meses com aumento de preços.

Contribuíram para o desempenho do IPP em janeiro:


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile