Incêndios florestais na Coreia do Sul matam 4 pessoas e deslocam milhares

A Coreia do Sul está lutando para conter os incêndios florestais que devastam o sudeste do país depois que mais de duas dúzias de focos ocorreram no fim de semana, matando quatro pessoas e forçando milhares a fugir.

Até domingo (23) à noite, quase nove mil bombeiros, policiais e funcionários públicos e 120 helicópteros foram enviados para cinco áreas para combater os incêndios.

Na manhã desta segunda-feira (24), os bombeiros, que enfrentam também condições secas e ventosas, extinguiram quase todos os incêndios, restando quatro focos.

Quatro funcionários públicos enviados para combater o incêndio florestal foram mortos, informou a agência de notícias Yonhap.

Na manhã desta segunda-feira, o fogo não estava contido e havia queimado quase 15 km², informou o Ministério da Segurança do Interior.

Incêndios florestais que eclodiram no sábado (22) em Euiseong, província de Gyeongsang do Norte; a área de Ulju da cidade de Ulsan; e Gimhae, Gyeongsang do Sul, permaneceram ativos nesta segunda-feira.

O incêndio em Euiseong foi iniciado por pessoas que prestavam homenagem em um túmulo e havia queimado mais de 68 km² no início desta semana, conforme o relatório.

Mais de 2.740 pessoas foram forçadas a sair devido aos incêndios, a maioria das quais estava em abrigos na manhã desta segunda-feira. Cerca de 162 edifícios foram danificados pelos incêndios florestais, incluindo um templo em Euiseong.

No sábado, o então primeiro-ministro interino Choi Sang-mok ordenou que o serviço florestal “fizesse todo o possível” para retirar os moradores e garantir a segurança dos trabalhadores que combatem os incêndios, conforme seu gabinete.

O governo declarou estado de emergência para a cidade de Ulsan, províncias de Gyeongsang do Sul e do Norte, ainda no sábado.

Incêndios florestais não são incomuns na Coreia do Sul, particularmente em fevereiro, março e abril, quando as condições são mais secas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndios florestais na Coreia do Sul matam 4 pessoas e deslocam milhares no site CNN Brasil.

Por que os EUA estão enfrentando tantas enchentes repentinas?

Inundações repentinas chamaram atenção no início deste mês nos Estados Unidos, com recordes sendo quebrados quase consecutivamente em várias regiões do país, como no...

Putin está pronto para discutir paz na Ucrânia, diz porta-voz do Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para avançar em direção a um acordo de paz com a Ucrânia, mas o principal objetivo de...

Terremoto de magnitude 7,4 atinge a região leste da Rússia, diz agência

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa da região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, neste domingo (20), informaram agências de monitoramento...