Indicada por Lula ao STM espera “bombardeio” na CCJ do Senado

Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Superior Tribunal Militar (STM), a advogada Verônica Sterman se prepara para um “bombardeio” durante sua sabatina no Senado Federal, em data ainda a ser definida.

Segundo fontes do seu entorno, as dificuldades devem começar ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com perguntas incisivas sobre a época em que advogou para a ministra Gleisi Hoffmann (PT) e para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Verônica se reúne com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), na manhã desta terça-feira (11), na residência oficial do parlamentar. É o “start” para o périplo que ela deve fazer pelos gabinetes dos demais 80 senadores, para se apresentar e defender seu currículo.

Senadores dizem que a indicação ainda é recente e que o cenário será avaliado a partir dos avanços nas conversas com os parlamentares. Só depois disso é que o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), vai marcar uma data. Se a advogada for aprovada na CCJ, ocorre uma nova rodada de votação no plenário, onde precisará de pelo menos 41 apoios.

Fontes próximas à indicada dizem que ela vai tentar comprovar aos senadores que tem larga experiência como jurista a despeito da pouca idade – 40 anos. Verônica é sócia de um escritório especializado em direito penal e tem mestrado em Direito pela USP.

A escolha de Lula pela advogada foi tornada pública no sábado (8), Dia Internacional da Mulher. Se aprovada, Verônica será a segunda ministra mulher em 217 anos de STM. A primeira é Maria Elizabeth Rocha, que toma posse na presidência nesta quarta-feira (12).

A advogada foi indicada para substituir o ministro José Coelho Ferreira, que se aposenta compulsoriamente em abril, ao completar 75 anos. Em geral, o presidente da República só indica o nome depois da vacância do cargo, mas Lula se antecipou para aproveitar a efeméride de 8 de março.

O presidente tem sido cobrado pela militância pela falta de diversidade de gênero na indicação para os tribunais. Nas duas oportunidades que teve junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, ele indicou dois homens – Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Ao CNN Entrevistas, Maria Elizabeth fez um apelo a Lula para que indicasse uma mulher. “Estou clamando para que indique uma mulher, para que eu tenha uma companheira ao meu lado que possa, junto comigo, defender as questões de gênero”, disse.

“Ter uma mulher no STM seria uma grande vitória, principalmente depois que eu assumir a presidência. Eu adoraria empossar uma mulher”, projetou a nova presidente. Após a indicação de Verônica, Maria Elizabeth disse que a escolha “engrandece a República”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Indicada por Lula ao STM espera “bombardeio” na CCJ do Senado no site CNN Brasil.

Três brasileiros concorrem ao prêmio de melhor árbitro do mundo

Raphael Claus, Wilton Pereira Sampaio e Edina Alves representam o Brasil no prêmio de melhor árbitro de 2025. A Federação Internacional de História e...

“Podia estar resolvida”, diz presidente do Inter sobre luta contra Z-4

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28/10), o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, comentou sobre a mudança da comissão técnica com a chegada...

Sul-Americana: saiba quanto o Atlético-MG pode lucrar se for à final

O Atlético-MG pode chegar em uma final inédita de Sul-Americana caso elimine o Independiente del Valle nesta terça-feira (28/10). As equipes se enfrentam às...