Inflação da zona do euro foi menor em fevereiro do que o estimado

A inflação da zona do euro foi menor no mês passado do que o estimado inicialmente, principalmente devido a uma revisão na Alemanha, informou o Eurostat nesta quarta-feira (19), reduzindo as preocupações de que as pressões dos preços poderiam impedir novos cortes na taxa de juros pelo Banco Central Europeu.

A inflação nos 20 países que compartilham o euro foi de 2,3% em fevereiro na base anual, abaixo dos 2,4% informados inicialmente e em linha com as estimativas anteriores dos economistas, de acordo com o Eurostat.

Entretanto, o núcleo da inflação, que exclui os custos voláteis de alimentos e energia e é observado de perto pelas autoridades do BCE, permaneceu inalterado em 2,6%, mesmo que a taxa mensal tenha sido reduzida de uma alta de 0,6% para um ganho de 0,5%.

A revisão, embora significativa, não deve alterar muito as expectativas para a reunião de política monetária do BCE em abril.

Membros do BCE têm dito que a incerteza no momento é extremamente alta e que, portanto, não será tomada uma decisão até que se colete o máximo de dados possível.

O BCE também precisa levar em consideração as tensões comerciais, o provável aumento nos gastos orçamentários dos países europeus, um ônus maior no financiamento da defesa da Ucrânia e a queda nos custos de energia.

Os mercados agora veem uma chance de 50% a 60% de um corte de juros em abril, mas já precificaram totalmente uma redução até junho. Eles também preveem outro corte antes do final do ano, o que levaria a taxa de depósito do BCE para 2%.

O BCE agora vê a inflação oscilando em torno do nível atual durante o resto do ano, antes de desacelerar para sua meta de 2% no primeiro trimestre de 2026.

Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Inflação da zona do euro foi menor em fevereiro do que o estimado no site CNN Brasil.

Análise: Não foram apresentados novos fatos que possam inocentar Bolsonaro

Na última quarta-feira (3), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez sua sustentação no julgamento do plano de golpe. O advogado Celso Vilardi...

Análise: Defesa de Paulo Sérgio tentou descolar sua imagem dos outros réus

Na última quarta-feira (3), a fase de sustentação das defesas no julgamento do plano de golpe chegou ao fim. Apesar de caminhos parecidos, as...

Análise: Contundência da defesa de Paulo Nogueira se destacou no julgamento

Em uma contundente sustentação oral no STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado Andrew Farias trouxe novos elementos ao afirmar que Paulo Sérgio Nogueira teria...