INSS: 13º salário de aposentados vai ser antecipado em 2025? Entenda

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão com a expectativa de receber a antecipação do pagamento do abono anual da Previdência Social, também conhecido como 13º salário do INSS, como vem ocorrendo nos últimos anos, desde 2022.

No ano passado, a decisão foi tomada em março, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto a fim de antecipar para abril e maio os pagamentos do auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência.

A antecipação, porém, só poderá ser decidida depois da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que ainda não foi votada pelo Congresso Nacional — projeto deveria ter sido votado até o fim do ano passado. Há previsão de que essa votação seja destravada na segunda quinzena de março.


Entenda

  • Geralmente, o abono do INSS é pago no segundo semestre de cada ano.
  • No entanto, nos últimos anos, os governos Bolsonaro e Lula anteciparam o benefício com o objetivo de estimular a economia.
  • Em 2022 e 2023, o abono foi pago entre maio e junho. Já em 2024, o pagamento ocorreu entre abril e maio.
  • O governo espera a votação do Orçamento de 2025 para tomar uma decisão.

Sem a aprovação do projeto, o Orçamento de 2025 é executado de forma limitada. Como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) — que serve de base para a LOA — foi aprovada, o Executivo começou o ano usando a liberação mensal de 1/12 (um 12 avos ou um duodécimo) do valor previsto para o custeio da máquina pública.

Nos últimos anos, o calendário de antecipação do 13º salário dos aposentados foi dividido em duas etapas: na primeira, o pagamento foi feito para quem recebia um salário-mínimo; na segunda, o valor era depositado para os demais beneficiários.



Fonte: Metrópoles

Cuiabá vence o Volta Redonda e cola no G-4 da Série B

O Cuiabá venceu o Volta Redonda por 2 a 0 na noite desta segunda-feira (4), na Arena Pantanal. A partida fechou a 20ª rodada...

Análise: Prisão domiciliar de Bolsonaro pode gerar mais sanções dos EUA

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de determinar prisão domiciliar a Jair Bolsonaro pode desencadear uma série de novas sanções dos EUA contra...

“Qual problema de fazer saudação para rede?”, diz Flávio sobre post apagado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) questionou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que decretou, nesta segunda-feira (4), a...