Irã: Sanções “ilegais” por programa nuclear devem ser suspensas, diz Rússia

O Kremlin disse nesta sexta-feira (14) que as sanções impostas por países ocidentais ao Irã por seu programa nuclear eram ilegais e deveriam ser suspensas.

As declarações foram feitas durante reunião da China com o Irã e a Rússia, na qual Pequim e Moscou apoiaram Teerã depois que os Estados Unidos exigiram negociações nucleares com o país persa, com diplomatas chineses e russos de alto escalão dizendo que o diálogo só deveria ser retomado com base no “respeito mútuo”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que o Irã nunca havia anunciado sua intenção de desenvolver armas nucleares, mas tinha todo o direito de desenvolver seu programa de energia nuclear civil, algo que ele disse que Moscou estava ajudando.

“O lado iraniano nunca falou sobre sua intenção de adquirir armas nucleares”, disse Peskov. “Então, nesse sentido, todas as sanções e restrições [a ele] são ilegais”.

Ele disse que os esforços para encontrar uma solução diplomática para o problema devem continuar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã: Sanções “ilegais” por programa nuclear devem ser suspensas, diz Rússia no site CNN Brasil.

Caco Ciocler entra no remake de ‘Vale Tudo’ com papel inédito

Longe das novelas desde que deu vida a Gustavo em “Pantanal” (2022), Caco Ciocler foi escalado para mais um remake na Globo. O ator...

Conselho tutelar proíbe pregação de pastor mirim e eventos são cancelados

Miguel Oliveira, o pastor mirim de 15 anos que viralizou nos últimos dias, enfrentou uma reviravolta. Isso após a repercussão negativa de suas pregações. O...

Atriz da Globo revela que filho de 21 anos morreu após “mal súbito”

A atriz Ju Colombo, de 59 anos, comunicou nesta quarta-feira (1º/5), através de suas redes sociais, a morte de seu filho caçula, Lucas, de...