Irã: Sanções “ilegais” por programa nuclear devem ser suspensas, diz Rússia

O Kremlin disse nesta sexta-feira (14) que as sanções impostas por países ocidentais ao Irã por seu programa nuclear eram ilegais e deveriam ser suspensas.

As declarações foram feitas durante reunião da China com o Irã e a Rússia, na qual Pequim e Moscou apoiaram Teerã depois que os Estados Unidos exigiram negociações nucleares com o país persa, com diplomatas chineses e russos de alto escalão dizendo que o diálogo só deveria ser retomado com base no “respeito mútuo”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que o Irã nunca havia anunciado sua intenção de desenvolver armas nucleares, mas tinha todo o direito de desenvolver seu programa de energia nuclear civil, algo que ele disse que Moscou estava ajudando.

“O lado iraniano nunca falou sobre sua intenção de adquirir armas nucleares”, disse Peskov. “Então, nesse sentido, todas as sanções e restrições [a ele] são ilegais”.

Ele disse que os esforços para encontrar uma solução diplomática para o problema devem continuar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã: Sanções “ilegais” por programa nuclear devem ser suspensas, diz Rússia no site CNN Brasil.

Líderes europeus pedem negociações entre Trump e Zelensky

Líderes europeus emitiram uma declaração conjunta após as conversas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca,...

Se reunião com Zelensky correr bem uma com Putin pode ser feita, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (16) que, após a cúpula no Alasca com seu colega russo, Vladimir Putin, o...

Madonna faz 67: veja faixas mais populares da artista no Deezer e Spotify

A Rainha do Pop Madonna completa 67 anos de vida neste sábado (16). Com mais de 40 anos de carreira, a cantora acumula diversos...