Kirsty Coventry é a primeira mulher da história a assumir a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em pleito realizado nesta quinta-feira (20/3), a ex-nadadora do Zimbábue foi eleita a nova presidente da entidade máxima olímpica, no lugar do alemão Thomas Bach. O mandato é de oito anos.
Campeã olímpica, Coventry será a 10ª pessoa a assumir a cadeira de presidente do COI e a primeira mulher da história em 131 anos da entidade. Ela também será a primeira pessoa mascida na África a ocupar o cargo.
“A jovem que começou a nadar no Zimbabué há tantos anos nunca poderia ter sonhado com este momento. Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira da África. Espero que esta votação seja uma inspiração para muitas pessoas”, declarou Kirsty em discurso.
Thomas Bach, atual presidente da entidade, apoiou a eleição de Kirsty e passa o cargo para a ex-nadadora no dia 23 de junho. O alemão está na presidência do COI desde 2013.
“Os tetos de vidro foram destruídos hoje, e estou plenamente consciente das minhas responsabilidades como modelo. O esporte tem um poder inigualável de unir, inspirar e criar oportunidades para todos, e estou comprometida em garantir que aproveitemos esse poder ao máximo”, completou Coventry.
Na disputa pela presidência do COI, Kirsty Coventry venceu Feisal Al Hussein (Jordânia), David Lappartient (França), Johan Eliasch (Suécia), Juan Antonio Samaranch (Espanha), Sebastian Coe (Reino Unido) e Morinari Watanabe (Japão).
Coventry recebeu exatamente 49 votos, o necessário para ser eleita a próxima mandatária do COI. O espanhol Juan Antonio Samaranch teve 28 votos, enquanto o britânico Sebastian Coe recebeu oito. Os demais candidatos somaram, juntos, 12 votos.
Fonte: Metrópoles