Líderes europeus se reúnem em Londres após bate-boca de Trump e Zelensky

Líderes europeus vão se reunir neste domingo (2) para uma cúpula em Londres sobre a guerra na Ucrânia. Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o encontro dará aos europeus a chance de avançar para uma “paz justa e duradoura” no conflito do leste europeu.

A reunião acontece após o encontro desastroso do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O primeiro-ministro (do Reino Unido) reiterou neste fim de semana seu apoio inabalável a Kiev e está determinado a encontrar um caminho que ponha fim à guerra ilegal da Rússia e garanta uma paz duradoura com base na soberania e segurança da Ucrânia”, disse Downing Street em um comunicado no sábado.

A cúpula em Londres vai receber líderes de toda a Europa, incluindo os chefes da União Europeia e da OTAN.

“O primeiro-ministro deixou claro que não pode haver negociações sobre a Ucrânia sem a Ucrânia, uma determinação que ele reiterou quando acolheu calorosamente o presidente Zelensky em Downing Street no sábado à noite antes da cúpula”, disse o governo britânico.

A cúpula terá três objetivos, de acordo com o escritório de Starmer:

  • “Fortalecer a posição da Ucrânia agora – incluindo apoio militar contínuo e aumento da pressão econômica sobre a Rússia”;
  • “A necessidade de um acordo forte e duradouro que proporcione uma paz permanente na Ucrânia e garanta que Kiev seja capaz de deter e defender-se contra futuros ataques russos”;
  • “Próximos passos no planejamento para fortes garantias de segurança”.

Zelensky chegou a Londres no sábado para reuniões iniciais com Starmer, que disse em uma declaração que o mundo chegou a um “ponto de viragem” três anos após a Rússia ter lançado sua invasão em grande escala.

Reunião acabou em bate-boca

O bate-boca entre os chefes de Estado ocorreu após críticas feitas por Zelensky à postura dos governos dos Estados Unidos diante das ações russas para anexação de territórios ucranianos, entre 2014 e 2022.

Trump se irritou e disse que o ucraniano estava apostando em milhões de vidas e na 3ª Guerra Mundial – e repetiu que Zelensky não tem cartas para negociação. Em seguida, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, afirmou que a postura de Zelensky era ingrato. “Quantas vezes você disse ‘obrigado’ nessa reunião?”, perguntou.

A cena causou espanto ao redor do mundo. Jornalistas que cobrem a Casa Branca há anos disseram nunca ter visto algo parecido, já que ao menos na porção televisionada desse tipo de encontro as autoridades costumam manter a compostura –mesmo que as reuniões a portas fechadas sejam duras.

Após a discussão, os chefes de Estado não assinaram um acordo que previa a exploração norte-americana de minerais em solo ucraniano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes europeus se reúnem em Londres após bate-boca de Trump e Zelensky no site CNN Brasil.

Morre Isiah Whitlock Jr., ator da série ‘The Wire’, aos 71 anos

Isiah Whitlock Jr., ator da série de televisão americana “The Wire”, morreu nesta terça-feira (31), aos 71 anos, em Nova York. O empresário do ator,...

Jovem que matou namorado e garota na garupa tentou fugir, mas ficou tonta

Tonturas eviraram que a jovem identificada como Geovanna Proque da Silva, que atropelou e matou o namorado e uma outra garota que o acompanhava,...

Dia 31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Veja o que diz a lei

O dia 31 de dezembro não é feriado nacional no Brasil. A data é considerada dia útil, salvo quando há decreto de ponto facultativo,...