Lindbergh aciona STF contra Gayer por ataque a Gleisi

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria e difamação, após declarações sexistas contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

O documento foi enviado na segunda-feira (17) à Corte e para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na última quarta-feira (12), Lula afirmou que colocou uma “mulher bonita” como ministra para melhorar a articulação com o Congresso. Após a fala do presidente, Gayer afirmou, em publicação no X, que o mandatário “ofereceu Gleisi Hoffmann como um cafetão oferece sua funcionária em uma negociação entre gangues”.

Em outra postagem, o parlamentar questionou Lindbergh, que é marido de Gleisi: “E aí, Lindbergh Farias, vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta e Alcolumbre como um cafetão oferece uma GP (garota de programa)?”.

Gayer também chegou a fazer outra publicação insinuando uma relação entre Gleisi, Lindbergh e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP): “Me veio a imagem da Gleisi, Lindbergh e Davi Alcolumbre fazendo um trisal. Que pesadelo”. A postagem foi posteriormente apagada.

Na queixa-crime apresentada ao STF, Lindbergh argumenta que as publicações de Gayer aconteceram “de maneira irresponsável e incompatível com a conduta esperada de um parlamentar”.

“Tais publicações foram disseminadas para mais de um milhão de seguidores, caracterizando não apenas a intenção inequívoca de ultrajar a honra das autoridades envolvidas, bem como a incitação ao discurso de ódio e à desinformação”, afirma o documento enviado ao Supremo.

Além da queixa-crime, o PT apresentou na sexta-feira (14) representação ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação de Gayer.

A sigla afirma que Gayer “de maneira provocativa e indecorosa, promoveu ataques vis e gratuitos ao deputado Lindbergh Farias, à ministra Gleisi Hoffmann e aos presidentes do Senado Federal (Davi Alcolumbre) e da Câmara Federal (Hugo Motta), ao deturpar propositadamente uma fala política do presidente Lula”.

Como a CNN mostrou, Alcolumbre também analisa representar contra o deputado por quebra de decoro.

A reportagem procurou a equipe do deputado Gustavo Gayer sobre a queixa-crime aguarda resposta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lindbergh aciona STF contra Gayer por ataque a Gleisi no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

“Evolução nítida”, diz Roger Machado após vitória do Inter sobre o Ceará

O Internacional conquistou mais uma vitória no Campeonato Brasileiro, mas deixou escapar a intensidade do primeiro tempo na etapa final. Após o triunfo por...

Eduardo nega que fará qualquer “tipo de renúncia” ao mandato de deputado

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, em seu canal no YouTube, que não pretende renunciar ao mandato, após o fim da licença parlamentar...

Ator de “One Tree Hill” dá atualizações sobre reboot da série

O ator Austin Nichols, 45, revelou o que sabe sobre o reboot de “One Tree Hill”, série que estrelou e foi ao ar entre 2003...