Lindbergh aciona STF contra Gayer por ataque a Gleisi

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria e difamação, após declarações sexistas contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

O documento foi enviado na segunda-feira (17) à Corte e para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na última quarta-feira (12), Lula afirmou que colocou uma “mulher bonita” como ministra para melhorar a articulação com o Congresso. Após a fala do presidente, Gayer afirmou, em publicação no X, que o mandatário “ofereceu Gleisi Hoffmann como um cafetão oferece sua funcionária em uma negociação entre gangues”.

Em outra postagem, o parlamentar questionou Lindbergh, que é marido de Gleisi: “E aí, Lindbergh Farias, vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta e Alcolumbre como um cafetão oferece uma GP (garota de programa)?”.

Gayer também chegou a fazer outra publicação insinuando uma relação entre Gleisi, Lindbergh e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP): “Me veio a imagem da Gleisi, Lindbergh e Davi Alcolumbre fazendo um trisal. Que pesadelo”. A postagem foi posteriormente apagada.

Na queixa-crime apresentada ao STF, Lindbergh argumenta que as publicações de Gayer aconteceram “de maneira irresponsável e incompatível com a conduta esperada de um parlamentar”.

“Tais publicações foram disseminadas para mais de um milhão de seguidores, caracterizando não apenas a intenção inequívoca de ultrajar a honra das autoridades envolvidas, bem como a incitação ao discurso de ódio e à desinformação”, afirma o documento enviado ao Supremo.

Além da queixa-crime, o PT apresentou na sexta-feira (14) representação ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação de Gayer.

A sigla afirma que Gayer “de maneira provocativa e indecorosa, promoveu ataques vis e gratuitos ao deputado Lindbergh Farias, à ministra Gleisi Hoffmann e aos presidentes do Senado Federal (Davi Alcolumbre) e da Câmara Federal (Hugo Motta), ao deturpar propositadamente uma fala política do presidente Lula”.

Como a CNN mostrou, Alcolumbre também analisa representar contra o deputado por quebra de decoro.

A reportagem procurou a equipe do deputado Gustavo Gayer sobre a queixa-crime aguarda resposta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lindbergh aciona STF contra Gayer por ataque a Gleisi no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Concurso: MPU divulga gabaritos preliminares; confira como acessar

Os gabaritos preliminares do concurso do Ministério Público da União (MPU) foram divulgados nesta terça-feira (6). Os participantes podem consultar o resultado no site...

Ministro da França se desculpa com torcedores do Liverpool; entenda

O ex-ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, pediu desculpas aos torcedores do Liverpool por culpá-los injustamente pelo caos no Stade de France durante...

Israel ataca capital do Iêmen após emitir alerta para aeroporto, diz grupo

Ataques israelenses contra Sanaa, capital do Iêmen, estão em andamento, segundo a emissora de TV al-Masirah, administrada pelo grupo Houthi, acrescentando que os ataques...