Lotação no transporte: projeto na Câmara prevê sensores que monitorem fluxo

Um projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO), propõe a instalação de sensores para monitorar a quantidade de passageiros nos sistemas de transporte público coletivo. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, está em análise na Câmara dos Deputados.

Se aprovado, o projeto obrigará todas as operadoras de transporte público urbano, intermunicipal e interestadual, incluindo ônibus, metrôs e barcas, a instalar os sensores. As empresas terão um ano para se adaptar à nova medida, que tem o objetivo de assegurar o cumprimento do limite máximo da lotação.

De acordo com o autor da proposta, a medida contribuirá para a “melhoria das condições do transporte público coletivo”. 

Conforme foi apresentado, os sensores serão capazes de contabilizar, em tempo real, a quantidade de passageiros a bordo e alertar automaticamente o condutor e os passageiros quando a capacidade máxima for atingida. As informações serão exibidas em monitores visíveis dentro dos veículos. 

Além disso, a proposta prevê punições para as operadoras que não cumprirem a legislação.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

*Sob supervisão de Renata Souza

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lotação no transporte: projeto na Câmara prevê sensores que monitorem fluxo no site CNN Brasil.

Após diagnóstico de câncer, Jessie J é hospitalizada com infecção

A cantora britânica Jessie J foi hospitalizada, neste domingo (3/8), após apresentar dificuldades respiratórias que levantaram a suspeita de um coágulo no sangue. A...

Paysandu arranca empate contra o Athletico-PR pela Série B

Athletico-PR e Paysandu empataram em 1 a 1 neste domingo (3), na Ligga Arena, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O placar foi definido na reta...

Análise: Republicanos fazem mudanças discretas visando eleições de 2028

Parece cedo demais, mas não é. Assim como os democratas já traçam estratégias para vencer a próxima eleição presidencial dos EUA, os republicanos também...