Lotação no transporte: projeto na Câmara prevê sensores que monitorem fluxo

Um projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO), propõe a instalação de sensores para monitorar a quantidade de passageiros nos sistemas de transporte público coletivo. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, está em análise na Câmara dos Deputados.

Se aprovado, o projeto obrigará todas as operadoras de transporte público urbano, intermunicipal e interestadual, incluindo ônibus, metrôs e barcas, a instalar os sensores. As empresas terão um ano para se adaptar à nova medida, que tem o objetivo de assegurar o cumprimento do limite máximo da lotação.

De acordo com o autor da proposta, a medida contribuirá para a “melhoria das condições do transporte público coletivo”. 

Conforme foi apresentado, os sensores serão capazes de contabilizar, em tempo real, a quantidade de passageiros a bordo e alertar automaticamente o condutor e os passageiros quando a capacidade máxima for atingida. As informações serão exibidas em monitores visíveis dentro dos veículos. 

Além disso, a proposta prevê punições para as operadoras que não cumprirem a legislação.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

*Sob supervisão de Renata Souza

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lotação no transporte: projeto na Câmara prevê sensores que monitorem fluxo no site CNN Brasil.

Incêndio na Suíça: Autoridades enfrentam tarefa de identificar vítimas

Nesta sexta-feira (2), investigadores iniciaram a tarefa de identificar os corpos carbonizados do incêndio que consumiu um bar lotado e matou cerca de 40...

Copinha 2026: horários e onde assistir aos jogos desta sexta-feira (2)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta-feira (2). A edição de 2026 reúne 128 clubes, divididos em 32 grupos, espalhados por...

Professor: Duração da guerra na Ucrânia depende de como será a negociação

A duração do conflito entre Rússia e Ucrânia dependerá significativamente das negociações que serão mediadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, segundo análise do...