Lula compara suposta tentativa de golpe de 2022 a ditadura militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou, nesta segunda-feira (17), a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 com a ditadura militar.

As declarações foram feitas durante a cerimônia de posse do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, um dia após o ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prol da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

“Por trás dos episódios estão os mesmos ideais autoritários, métodos violentos e os mesmos agentes saudosos dos porões da ditadura”, disse o presidente.

Durante o discurso, Lula afirmou que a OAB teve papel importante na luta pela restauração do estado democrático de direito após a ditadura militar, que durou 21 anos no Brasil.

“Após o golpe de 1964, foi uma das primeiras a se posicionar contra a ruptura. Na denúncia contra desaparecimento e tortura, a exemplo do deputado Rubens Paiva”, afirmou Lula.

O presidente também disse que, na atualidade, o Brasil enfrenta “desafios complexos”. “Nos deparamos com cenário global em que o fascismo ressurge sob novas formas. No Brasil, a intolerância política chegou ao extremo na tentativa de golpe contra a democracia”, citou.

Lava-jato

Lula também mencionou o período em que foi condenado por lavagem de dinheiro em ação da Operação Lava-Jato.

O presidente chegou a ser preso em 2018, mas foi solto e teve as condenações anuladas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou o então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, suspeito no processo.

“Não é demais lembrar que graças a atuação da advocacia combativa pude ver minha inocência prevalecer frente ao abuso do poder perpetrado por grupo que quis tomar a Justiça e o direito para si”, disse o presidente nesta segunda.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula compara suposta tentativa de golpe de 2022 a ditadura militar no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Fórmula 1: veja as vitórias brasileiras no GP no Brasil

Vencer em casa, diante de uma torcida apaixonada, é o sonho de qualquer piloto de Fórmula 1. No Brasil, essa emoção já foi vivida...

Ataque russo mata duas pessoas em prédio na Ucrânia

Autoridades de emergência ucranianas informaram que duas pessoas morreram e outras 12, incluindo duas crianças, ficaram feridas em um ataque aéreo russo contra a...

Como Trump reverteu a política climática dos EUA durante segundo mandato?

O retorno de Donald Trump à Casa Branca em janeiro de 2025 desencadeou uma ampla reversão da política climática dos Estados Unidos. Muitas iniciativas implementadas...