Lula diz que irá trabalhar por acordo de livre comércio Mercosul-Japão

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (27) que irá trabalhar por um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Japão.

“Eu como presidente do Brasil vou assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre. E se depender de mim, vai acontecer o que aconteceu no acordo com a União Europeia. Nós vamos trabalhar para que tenha acordo do Mercosul com o Japão. É bom para os países do Mercosul e será bom para o Japão”, disse em coletiva de imprensa no país asiático.

Lula esteve durante a semana em visita ao país, onde buscou encaminhar uma série de acordos comerciais. O presidente avaliou como importante o fortalecimento do laço entre as duas nações.

O petista defendeu a abertura de mercados e ponderou que o mundo sofreria com uma “nova Guerra Fria” entre a China e os Estados Unidos.

“O mundo está precisando que cresça o comércio entre os continentes, e nós não aceitamos a ideia de uma nova Guerra Fria entre Estados Unidos e China. Nós já temos a experiência da Guerra Fria que durou 50 anos. Quanto mais liberdade, mais comércio existir, melhor sera para os países”, afirmou.

Lula criticou a política comercial do presidente norte-americano Donald Trump de levantar barreiras comerciais aos seus parceiros. A avaliação do petista é de que as tarifas vão, terminalmente, ser prejudiciais à economia dos EUA.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que irá trabalhar por acordo de livre comércio Mercosul-Japão no site CNN Brasil.

Sol chora achando que Aline vai sair do BBB 26: “Por causa da touca”

Sol Vega foi às lágrimas na madrugada desta terça-feira (20) achando que Aline Campos pode ser a eliminada do primeiro Paredão do BBB 26....

Planalto minimiza chances de Ratinho Jr. e aposta em polarização

O Palácio do Planalto minimiza as chances de crescimento do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), nas pesquisas eleitorais e aposta que a corrida...

Bolsas da Ásia recuam com tensão geopolítica e risco fiscal em Tóquio

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta terça-feira (20), com Tóquio em baixa de mais de 1% com a escalada dos rendimentos...