Lula diz que irá trabalhar por acordo de livre comércio Mercosul-Japão

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (27) que irá trabalhar por um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Japão.

“Eu como presidente do Brasil vou assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre. E se depender de mim, vai acontecer o que aconteceu no acordo com a União Europeia. Nós vamos trabalhar para que tenha acordo do Mercosul com o Japão. É bom para os países do Mercosul e será bom para o Japão”, disse em coletiva de imprensa no país asiático.

Lula esteve durante a semana em visita ao país, onde buscou encaminhar uma série de acordos comerciais. O presidente avaliou como importante o fortalecimento do laço entre as duas nações.

O petista defendeu a abertura de mercados e ponderou que o mundo sofreria com uma “nova Guerra Fria” entre a China e os Estados Unidos.

“O mundo está precisando que cresça o comércio entre os continentes, e nós não aceitamos a ideia de uma nova Guerra Fria entre Estados Unidos e China. Nós já temos a experiência da Guerra Fria que durou 50 anos. Quanto mais liberdade, mais comércio existir, melhor sera para os países”, afirmou.

Lula criticou a política comercial do presidente norte-americano Donald Trump de levantar barreiras comerciais aos seus parceiros. A avaliação do petista é de que as tarifas vão, terminalmente, ser prejudiciais à economia dos EUA.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que irá trabalhar por acordo de livre comércio Mercosul-Japão no site CNN Brasil.

Queda de balão provoca dois incêndios simultâneos em Santo André, SP

A queda de um balão provocou dois incêndios alarmantes na região de Santo André, na noite do último sábado (23), em Santo André, no...

Autoridades planejam há semanas envio da Guarda Nacional para Chicago

O governo Trump está planejando há semanas enviar a Guarda Nacional para Chicago, disseram dois oficiais à CNN, enquanto o presidente Donald Trump procura...

Julieta Pareja, a jovem promessa americana de 16 anos, estreia no US Open

Aos 16 anos, a tenista americana Julieta Pareja está prestes a disputar seu primeiro Grand Slam no circuito profissional. A jovem, atual número 1...