Lula embarca rumo ao Japão e Vietnã; veja quais autoridades acompanham

Uma comitiva com autoridades embarcou junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (22) para o exterior. A viagem tem como destinos Japão e Vietnã, e terá duração de uma semana.

O chefe do Executivo brasileiro estará acompanhado de uma séries de ministros do seu governo, além dos atuais presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os ex-presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também teriam embarcado na comitiva do presidente Lula, mas aguardamos confirmação.

Confira os nomes:

Veja a lista de autoridades que acompanham Lula na viagem:

  • Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados;
  • Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal;
  • Renan Filho (ministro dos Transportes)
  • Silvio Costa Filho (ministro de Portos e Aeroportos)
  • Carlos Fávaro (ministro da Agricultura e Pecuária)
  • Juscelino Filho (ministro das Comunicações)
  • Luciana Santos (ministra da Ciência e Tecnologia)
  • Marina Silva (ministra do Meio Ambiente)
  • Waldez Góes (ministro do Desenvolvimento Regional)
  • Camilo Santana (ministro da Educação) *
  • Luiz Marinho (ministro do Trabalho) *
  • Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia) *
  • Dr. Luizinho (PP-RJ), deputado federal
  • Isnaldo Bulhões (MDB-AL), deputado federal

*Acompanham a viagem apenas ao Japão

Para a viagem, o presidente optou por não utilizar a aeronave oficial da Presidência da República, mas o KC-30, o maior da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave tem autonomia de até 12 horas de voo, e foi adquirida durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões.

Articulação interna e externa

Como apurou a CNN, um dos principais objetivos da viagem é extrair do país asiático um gesto que avance nas negociações para um acordo comercial com o Mercosul. A expectativa é que essa seja uma das pautas do encontro previsto entre Lula e o premiê japonês, Shigeru Ishiba.

Uma das exigências do Brasil é justamente o maior acesso da carne brasileira ao país.

Além da articulação externa, a CNN apurou que o presidente Lula deve aproveitar o trajeto para se voltar ao cenário político interno.

As mais de 24 horas de viagem devem ser utilizadas para discutir pautas importantes para o governo no Congresso, como a isenção do Imposto de Renda e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, além da prometida reforma ministerial.

Conhecidos como “líderes do centrão”, os deputados federais Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) também compõem a comitiva de autoridades.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula embarca rumo ao Japão e Vietnã; veja quais autoridades acompanham no site CNN Brasil.

Carol Macharethe da Viradouro destaca peso de ser referência para jovens

Musa da Viradouro e namorada do cantor MC Cabelinho, Carol Macharethe esteve no sambódromo pela escola no segundo dia de desfiles do Grupo Especial...

Diogo Almeida celebra enredo sobre Carolina Maria de Jesus

Diogo Almeida marcou presença na concentração da Unidos da Tijuca, na madrugada dessa terça-feira (17), durante os desfiles das escolas de samba do Grupo...

Tijuca exalta literatura brasileira ao concluir 2ª noite de desfiles no Rio

A escola de samba Unidos da Tijuca homenageou a escritora Carolina Maria de Jesus no Carnaval de 2026 ao encerrar a segunda noite de...