Lula se reúne com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier no Uruguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, neste sábado (1º) com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, aproveitando a presença dos chefes de Estado no Uruguai, para a posse de Yamandú Orsi.

Os líderes discutiram temas de relevância internacional, como a importância da América Latina e da União Europeia em defender a “democracia” e o “multilateralismo”.

Em nota do governo federal, o presidente brasileiro destacou que “a Alemanha é um parceiro essencial do Brasil” em iniciativas globais, especialmente na “promoção do acordo entre Mercosul e União Europeia”, ressaltando o esforço do combate à mudanças climáticas e em “prol do sucesso da COP30”.

Lula recebeu Luisa González

Lula recebeu, também neste sábado, a candidata à presidência na eleição do Equador, Luisa González.

O presidente brasileiro disse que, no encontro, os dois trataram do “contexto político na América do Sul”, além de expressarem “concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente”.

Por meio de nota divulgada pelo governo federal, o presidente brasileiro desejou que “as eleições no segundo turno no Equador”, previstas para o dia 13 de abril, “transcorram de forma pacífica e dentro da normalidade, e que a vontade do povo equatoriano prevaleça”.

Essa é a primeira viagem internacional de Lula, desde que precisou passar por uma cirurgia para conter um sangramento no cérebro.

Dentre os compromissos, o presidente já se encontrou também com presidentes sul-americanos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula se reúne com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier no Uruguai no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Moraes proíbe Bolsonaro de usar celular diretamente ou por terceiros

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), proibiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar celular, seja diretamente ou por meio...

Moraes proíbe Bolsonaro de receber visitas sem autorização do STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes proibiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de receber visitas sem autorização prévia da Corte....

Oposição critica e governistas celebram prisão domiciliar de Bolsonaro

Parlamentares de oposição repudiaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair...