Lula sobre COP30: Não queremos um shopping de produtos climáticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (26), que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, não deve ser um “festival” sem responsabilidade.

“Vamos fazer a melhor COP. Não queremos uma COP que seja um festival de pessoas andando pra lá e pra cá, como se fosse um shopping de produtos climáticos, ambientais, que todo mundo compra o que quiser, sem responsabilidade“, disse Lula em entrevista coletiva durante viagem a Tóquio.

O evento reunirá na Amazônia alguns dos principais líderes globais para discutir a questão climática.

 

Ainda no Japão, o presidente defendeu a transição energética, além de pedir pelo apoio do imperador Naruhito para um “firme engajamento”.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, comentou no início do mês de março sobre a conferência, que, para ela, deve ser “sóbria”, e não “promocional”.

A avaliação da chefe da pasta é que, diante da emergência climática, a conferência deverá ser momento de países deliberarem implementação de políticas públicas.

Advogo que essa COP tem que ser uma COP sóbria, não é uma COP promocional. Eu diria que tem que ser uma COP referencial. Faz dez anos do Acordo de Paris, que nos trouxe aqui. A partir de agora, como é que nós vamos caminhar nessa agenda de alinhar as NDCs [Contribuições Nacionalmente Determinadas] do mundo inteiro ao não ultrapassar 1,5ºC de temperatura”, disse a ministra.

À CNN, a ministra declarou estar buscando “diplomacia climática”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula sobre COP30: Não queremos um shopping de produtos climáticos no site CNN Brasil.

Bolsas na Europa caem em bloco com novas ameaças tarifárias de Trump

As bolsas na Europa caem em bloco nesta segunda-feira (19), com mercados repercutindo as novas ameças tarifárias de Donald Trump contra países que se...

Carnaval: entenda o papel do enredo no desfile de uma escola de samba

Descreve a etimologia disponível na internet que no DNA linguístico do substantivo “enredo” está no verbo “enredar”. As duas palavras têm ascendência latina, derivam...

Reservas da ASM International superam expectativas com pedidos da China

A fabricante de equipamentos para chips ⁠de computador ASM International ‍divulgou nesta segunda-feira (19) reservas preliminares acima das expectativas do mercado para o quarto...