Você toma algum cuidado especial ao lavar as roupas do seu bebê? A britânica Danielle Beardsley, de 34 anos, viveu um susto ao perceber que o filho de 5 meses poderia perder os dedos dos pés por causa de um detalhe que ela nunca havia prestado atenção na lavagem das roupas.
Em uma manhã de fevereiro, enquanto pesava o pequeno Elliot Thomson junto a uma enfermeira neonatal, Danielle notou que os dedos do bebê estavam vermelhos e em carne viva. Ao remover o pijama, ela ficou horrorizada ao encontrar fios de cabelo enrolados em três dedos do pé direito da criança.
Ela havia vestido o pijama em Elliot na noite anterior, sem notar a presença dos fios dentro da roupa. Danielle acredita que o cabelo dela ou da filha mais velha ficou preso na roupa porque ela não foi lavada do avesso. Como resultado, os fios de cabelo se enrolaram nos dedos do bebê ao longo das 12 horas seguintes.
“Enquanto tirávamos o pijama pela manhã, vi que o dedo do pé dele estava muito vermelho. A enfermeira que fazia uma visita no momento disse: ‘Acho que pode ser um torniquete capilar’, pois conseguimos ver os fios de cabelo e fiapos presos no segundo, terceiro e quarto dedos. O segundo dedo tinha a maior quantidade de fios ao redor, apertando cada vez mais a pele”, contou Danielle ao jornal britânico The Sun.
A enfermeira neonatal alertou que, se os fios não fossem removidos rapidamente, Elliot poderia perder os dedos devido à falta de circulação sanguínea. “Ela disse que estava muito ruim e que, se os dedos ficassem sem circulação por muito tempo, isso poderia levar à amputação”, relatou Danielle.
Síndrome do torniquete capilar
Danielle levou o filho às pressas para o pronto-socorro, onde os médicos removeram os fios, restaurando a circulação do bebê.
Elliot desenvolveu a síndrome do torniquete capilar, uma condição que afeta principalmente bebês quando fios de cabelo se enrolam em dedos dos pés, das mãos, na língua ou no coto umbilical, comprometendo a circulação sanguínea.
“Os médicos disseram que ele poderia ter perdido dois ou três dedos se ninguém tivesse notado a tempo. Foi muita sorte eu ter percebido”, disse Danielle.
Ela conta que não sabia que deveria lavar os pijamas e outras roupas do avesso para evitar o acúmulo de fios e fiapos na parte interna do tecido. “Me senti culpada”, lamentou.
Agora, Danielle quer alertar outras mães para evitar que o mesmo aconteça com outras crianças. “Estou tentando conscientizar outras mães. Verifiquem os dedos das mãos e dos pés de seus bebês após cada banho e troca de roupa. E algo que ninguém me falou: lavem os pijamas do avesso, porque é ali que os fios ficam presos. Tivemos sorte hoje, graças ao trabalho rápido do hospital, mas poderia ter sido muito pior”, alertou Danielle em uma publicação no Facebook.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles