Ícone do site O SERINGAL

Massa magra: o que não te contaram sobre ter um físico musculoso

massa-magra:-o-que-nao-te-contaram-sobre-ter-um-fisico-musculoso

Massa magra: o que não te contaram sobre ter um físico musculoso

Genética, nível de atividade diária e tipo de alimentação são alguns dos fatores que influenciam a perda ou o ganho de peso. Mas é possível que, apesar de algumas pessoas terem a rotina bastante parecida, enquanto uma segue à risca o plano alimentar e de treinos e demora a emagrecer, outra consome alimentos calóricos e, mesmo sem esforço físico, os números na balança não sobem.

Quando o objetivo é ganhar massa magra, a estratégia alimentar é tão importante quanto no processo de emagrecimento, já que a saúde vem sempre em primeiro lugar.

Os cuidados com a balança no ganho de massa magra

“Pode-se ter um peso em balança magro, sobretudo com relação à estatura, mas, se não houver dieta balanceada, corre-se o risco de desenvolver anemia, por falta de ferro no sangue, e hipovitaminose, carência de alguma vitamina, além de sintomas físicos, como queda de cabelo, unhas quebradiças, fraqueza, cansaço, baixa concentração e alteração no humor”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Além disso, o ideal é que o ganho de peso seja relativo ao aumento de massa magra no corpo, ou seja, de músculos, e não de gordura, para preservar e proteger a saúde dos órgãos. “A massa magra é tudo aquilo que não tem gordura, como o osso, o músculo, as vísceras e os órgãos. É preciso haver equilíbrio entre alimentação e prática de exercícios físicos para ganhar esse tipo de massa”, salienta o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile