O setor elétrico brasileiro está passando por uma transformação significativa, com um número recorde de consumidores migrando para o Mercado Livre de Energia.
Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, mais de 32 mil novos consumidores aderiram a essa modalidade desde que o governo flexibilizou as regras do setor, no começo do ano passado. E esse número vem aumentando de forma exponencial a cada mês. Somente em fevereiro deste ano, por exemplo, foram 2.443 novos consumidores, uma alta de 74% quando comparamos com o mesmo período de 2024.
Diferentemente do mercado regulado (também chamado de cativo), em que o cliente recebe a energia gerada pela empresa ou concessionária que atua naquela região, o Mercado Livre de Energia permite que os consumidores escolham de quem vão comprar a própria energia.
Atualmente, apenas os clientes de média e alta tensão podem fazer essa escolha, como indústrias, empresas e até pequenos comércios. Mas a previsão do Governo Federal é de que até 2030 todos os consumidores possam migrar para esse ambiente.
Vantagens do Mercado Livre de Energia
A principal vantagem da migração para o Mercado Livre de Energia é a economia, já que os descontos na conta de luz podem chegar a 35%. Mas o sistema também oferece outros benefícios para o cliente, como autonomia, liberdade de escolha e previsibilidade de consumo.
A sustentabilidade é um outro fator importante nessa transição. As comercializadoras que atuam no Mercado Livre de Energia emitem certificados verdes. Ou seja, toda a energia gerada nesse ambiente vem, necessariamente, de fontes sustentáveis.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Migrações para o Mercado Livre de Energia batem recorde no site CNN Brasil.