O SERINGAL

Mina de ouro nutricional: conheça benefícios do chá de casca de cebola

Mina de ouro nutricional: conheça benefícios do chá de casca de cebola

A cebola é um alimento que está presente em grande parte das receitas dos brasileiros. Mas o que poucos sabem é que a casca que retiramos e jogamos fora é uma verdadeira “mina de ouro” nutricional e pode ser aproveitada no preparo de chás.

“Enquanto o bulbo (a parte que consumimos) é rico em nutrientes e sabor, a casca da cebola, que costuma ser descartada, é riquíssima em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem trazer diversos benefícios à saúde”, afirma a nutricionista Fernanda Santiago, preceptora do curso de nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

De acordo com a nutricionista, a casca da cebola é especialmente rica em quercetina, um poderoso antioxidante da família dos flavonoides, que tem ação anti-inflamatória, antiviral e até anticancerígena.

“Enquanto o bulbo tem cerca de 20 a 30 mg de quercetina por 100 g, a casca pode ter até 100 vezes mais desse composto. Ou seja, ao descartar a casca, estamos perdendo uma das partes mais nutritivas da cebola”, explica Fernanda.

Ela contém também fibras, vitaminas (como C, K, E e do complexo B), minerais (como potássio, magnésio e manganês) e compostos fenólicos.

“Estudos indicam que esses nutrientes estão mais concentrados na casca do que no bulbo da cebola, pois a casca atua como uma barreira protetora contra fatores externos, sendo a cebola roxa o tipo mais rico em nutrientes”, afirma a nutricionista Daffily Gomes, tutora do curso de nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual.

Casca de cebola e cebola
A cebola só deve ir para a geladeira caso tenha sido descascada e deve ser conservada em potes herméticos por até uma semana

Benefícios do chá da casca de cebola

Com tantos nutrientes, o chá da casca de cebola se destaca por seus benefícios. Eles incluem:

“É claro que não vai ser tomando um chazinho de cebola que a pessoa vai resolver todos os problemas, mas ele contribui sim com o restante quando ajustado na dieta, treino e tudo mais”, considera a nutricionista esportiva Letícia Lenzi, que atende na clínica Éclisée Estetica Avançada, em Balneário Camboriú (SC).

Como preparar chá de casca de cebola

Ingredientes:

Modo de preparo:
Selecione as cascas mais limpas e intactas. Lave-as bem para remover impurezas e resíduos de agrotóxicos (se não for orgânica). Ferva a água e adicione as cascas. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e sirva quente ou gelado. Se preferir, adoce com mel ou adicione um pouco de limão para um sabor mais refrescante.

Dica: as cascas das cebolas usadas durante a semana podem ser guardadas em um saquinho no freezer até ter a quantidade suficiente para o chá.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile