Ministro de Lula acusa Ibama de “atrasar o crescimento do país”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, questionou, nesta terça-feira (18/3), quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as secretarias estaduais vão “parar de atrasar o crescimento do país”.

A declaração de Silveira foi dada durante a abertura da 8ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) na matriz energética nacional.

No discurso, o titular de Minas e Energia lembrou que o Brasil tem “muitos projetos parados” devido ao atraso no licenciamento ambiental. “Obras prontas para serem iniciadas, investimentos prontos para gerarem empregos e novos negócios”, disse.

“Eu quero saber quando o Ibama e algumas secretarias estaduais vão parar de atrasar o crescimento do país?”, declarou ele. “Claro que sempre devemos agir com cuidado, sem prejudicar o meio ambiente e a nossa linda terra. Mas porque tanta demora nas aprovações?”, indagou Silveira na abertura do evento.

Segundo ele, o setor elétrico quer crescer e o país, avançar: “Nada de lenga-lenga, nada de fake news”.

Silveira quer agilizar reunião com Ibama

No dia anterior, Silveira alfinetou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, por ainda não ter sido atendido em um pedido de reunião. Essa reclamação pode ser lida como uma tentativa de destravar a licença de exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Eu já pedi duas vezes [a reunião], já reiterei e inusitadamente eu estou aguardando, mas com muita paciência, muita humildade, porque eu tenho certeza de que o presidente Agostinho não vai se furtar a servir o Brasil e vai conceder a licença para que, soberanamente, o Brasil possa decidir sobre a exploração de seus potenciais de forma adequada e sustentável”, disse Silveira a jornalistas.



Fonte: Metrópoles

Tubarões da Groenlândia vivem 400 anos e enxergam bem; estudo descobre como

Os tubarões da Groenlândia são considerados os vertebrados mais longevos do mundo: algumas espécies vivem por até 400 anos. Por muito tempo, pesquisadores suspeitaram...

Egito elimina Costa do Marfim e avança à semifinal da Copa Africana

O Egito encerrou o reinado da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações ao vencer por 3 a 2, neste sábado (10), pelas...

EUA anunciam ataques em larga escala contra Estado Islâmico na Síria

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram neste sábado (10) que realizaram ataques de grande escala contra múltiplos alvos do Estado Islâmico em várias...