Ministro de Lula acusa Ibama de “atrasar o crescimento do país”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, questionou, nesta terça-feira (18/3), quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as secretarias estaduais vão “parar de atrasar o crescimento do país”.

A declaração de Silveira foi dada durante a abertura da 8ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) na matriz energética nacional.

No discurso, o titular de Minas e Energia lembrou que o Brasil tem “muitos projetos parados” devido ao atraso no licenciamento ambiental. “Obras prontas para serem iniciadas, investimentos prontos para gerarem empregos e novos negócios”, disse.

“Eu quero saber quando o Ibama e algumas secretarias estaduais vão parar de atrasar o crescimento do país?”, declarou ele. “Claro que sempre devemos agir com cuidado, sem prejudicar o meio ambiente e a nossa linda terra. Mas porque tanta demora nas aprovações?”, indagou Silveira na abertura do evento.

Segundo ele, o setor elétrico quer crescer e o país, avançar: “Nada de lenga-lenga, nada de fake news”.

Silveira quer agilizar reunião com Ibama

No dia anterior, Silveira alfinetou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, por ainda não ter sido atendido em um pedido de reunião. Essa reclamação pode ser lida como uma tentativa de destravar a licença de exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Eu já pedi duas vezes [a reunião], já reiterei e inusitadamente eu estou aguardando, mas com muita paciência, muita humildade, porque eu tenho certeza de que o presidente Agostinho não vai se furtar a servir o Brasil e vai conceder a licença para que, soberanamente, o Brasil possa decidir sobre a exploração de seus potenciais de forma adequada e sustentável”, disse Silveira a jornalistas.



Fonte: Metrópoles

Filipe Martins abre “vaquinha” para custear advogados nos EUA

O ex-assessor de Relações Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, lançou uma campanha virtual de arrecadação para custear advogados nos EUA. A iniciativa...

Tarifas geram resultados ruins aos EUA, dizem especialistas ao WW

Desde que retornou à Casa Branca, Donald Trump usou as tarifas para mudar a correlação de forças no comércio global e tentar realizar intervenções...

Especialista: Temos espaço para conseguir conquistas reais na COP30

A COP30, que acontece em Belém (PA), pode trazer avanços significativos nas discussões sobre mudanças climáticas e transição energética, segundo avaliação Patrícia Iglecias, superintendente...