Ministro de Lula critica escala 6 x 1: “Jornada mais cruel existente”

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou, nesta quinta-feira (13/3), a escala de trabalho 6 x 1, na qual o funcionário trabalha seis dias na semana e descansa apenas um. Para ele, é “a jornada mais cruel existente na Terra”.

Marinho lembrou que vários países “romperam” com o modelo 6 x 1 e afirmou que “está na hora” de o Brasil enfrentar esse debate.

“Agora é preciso organizar essas escalas de trabalho, respeitando o trabalhador e a trabalhadora para não ter uma jornada cruel”, reforçou o titular da pasta do Trabalho, em entrevista no programa “Bom dia, ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


Ponto a ponto da escala 6 × 1


Ao ser questionado sobre um possível aumento da chamada “pejotização” — contratação de serviços pessoais realizada por meio de pessoa jurídica —, Marinho afirmou que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) seguirá fiscalizando tais práticas.

“O Ministério do Trabalho está incorporando 900 novos auditores e auditoras que vão ajudar nesse processo de combater a fragilização do mercado de trabalho e as fraudes trabalhistas”, afirmou.

Segundo o ministro, é necessário alertar os jovens para a necessidade de “empregos mais seguros”, dando destaque para empregos formais. “Se você presta serviço [com um] conjunto de pessoas no mesmo espaço é fraude trabalhista. Nós vamos fiscalizar”, disse.



Fonte: Metrópoles

Fazenda prevê inflação a 4,8% em 2025 e IPCA dentro da meta em 2026

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção da inflação em 2025. A variação do indicador passou de 4,9% para...

Fazenda revisa para baixo, em 2,3%, a projeção para PIB de 2025

A projeção de crescimento da economia brasileira em 2025 caiu de 2,5% para 2,3%, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do...

Imprensa mundial repercute condenação de Bolsonaro: “queda dramática”

Por G1 A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista. Os votos dos ministros foram concluídos nesta...