“Ministro não é suspeito coisa nenhuma”, diz Ayres Britto sobre Moraes

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, afirmou em entrevista à CNN neste domingo (23) que o ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, “não é suspeito coisa nenhuma” de julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por participação na suposta trama golpista. O julgamento ocorre na próxima terça-feira (25) e quarta-feira (26).

“Entendo que objetivamente, pela análise dos dados de que disponho, o ministro não é suspeito coisa nenhuma, ele tem condições plenas de atuar como relator como figura central do processo e emitir seus juízos técnicos sem nenhum comprometimento de ordem técnica do processo em si”, disse o ministro aposentado.

Ayres Britto ainda ressaltou a experiência e a competência de Moraes: “É um ministro tarimbado, conhecido pelos cargos anteriores de que foi titular e conduz as coisas com, digamos, com tecnicidade, com objetividade, com isenção”.

Ele também enfatizou que sua avaliação é baseada em um juízo “estritamente pessoal e técnico” da atuação de Alexandre de Moraes.

Na última quinta-feira (20), o STF decidiu que os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin estão aptos a analisar a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Moraes, tido como uma potencial vítima do caso, é suspeito para a defesa do general Walter Souza Braga Netto, que será um dos julgados nesta semana, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo os advogados de Braga Netto, o relator não é vítima no caso, no entanto, segundo a denúncia da PGR e o relatório da Polícia Federal (PF), houve uma tentativa de golpe com um plano para matar o magistrado, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Por isso, a defesa afirma que Moraes não deveria julgar o caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ministro não é suspeito coisa nenhuma”, diz Ayres Britto sobre Moraes no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Análise: LDO tem troca de favores para ano eleitoral

O Congresso Nacional aprovou na quinta-feira (4) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, marcado por acordos políticos que beneficiam tanto...

IGP-DI sobe 0,01% em novembro, após queda de 0,03% em outubro, indica FGV

O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) registrou leve alta de 0,01% em novembro, após queda de 0,03% em outubro, divulgou nesta...

Candidato de centro de Honduras contesta dados eleitorais

O candidato centrista de Honduras, Salvador Nasralla, alegou na quinta-feira (4), fraude na disputada eleição presidencial do país, após seu rival, Nasry Asfura, apoiado...